Os detentores de Bitcoin de longo prazo estão retomando a acumulação de BTC pela primeira vez desde dezembro de 2023, após um período prolongado de vendas, de acordo com dados da Glassnode. A empresa de inteligência de mercado destacou em seu relatório que o Bitcoin segue em um movimento de consolidação.
O relatório da Glassnode apontou que a pressão de venda por parte dos detentores de longo prazo diminuiu significativamente na última semana. Com isso, os investidores estão retornando aos padrões de acumulação, sugerindo que uma nova onda de vendas só ocorrerá diante de uma maior volatilidade no mercado.
A análise também identificou sinais de retomada da demanda de compra, especialmente com o desempenho dos ETFs de Bitcoin spot nos EUA. Na última semana, esses ETFs registraram um fluxo líquido de US$ 242 milhões por dia.
Detentores de longo prazo de Bitcoin voltam a acumular
Conforme explicou a Glassnode, comparando com a pressão de venda diária de US$ 32 milhões por parte dos mineradores desde o último halving, a pressão de compra dos ETFs é quase oito vezes maior. Esse dado evidencia a significativa influência dos ETFs de Bitcoin no mercado, segundo a empresa.
Além disso, a Glassnode destacou que a recente ação de preço do Bitcoin tem sido mais moderada em comparação com ciclos de alta anteriores. Essa observação pode indicar um mercado mais estável e menos impulsionado por movimentos especulativos rápidos, refletindo uma possível maturidade crescente entre os investidores de Bitcoin.
De acordo com a Glassnode, o comportamento dos detentores de longo prazo é frequentemente visto como um indicador de confiança no mercado. Isso porque a recente retomada da acumulação desses investidores sugere uma perspectiva positiva a longo prazo para o Bitcoin.
A diminuição da pressão de venda e o aumento da acumulação podem contribuir para a estabilidade do preço do Bitcoin e uma potencial valorização futura.