Apesar do ano volátil do mercado de criptomoedas, as instituições ainda estão interessadas em investir neste espaço através de estruturas de fundos regulamentadas, de acordo com uma pesquisa recente.
Segundo um relatório do banco de investimentos Brown Brothers Harriman & Co, 48% das instituições pesquisadas planejam adicionar ETFs relacionados a criptomoedas a seus portfólios em 2023.
No entanto, houve uma queda no número de instituições que pretendem aumentar sua exposição a estes fundos este ano. Apenas 25% dos entrevistados que já alocam para ETFs de criptomoedas disseram que esperam aumentar sua exposição, comparado a 33% no ano anterior.
- Leia também: Gucci anuncia coleção de NFTs com a Yuga Labs
A pesquisa reflete as respostas de 325 investidores institucionais, consultores financeiros e gestores de fundos. Cerca de 40% deles administram mais de US$ 1 bilhão em ativos.
Os resultados foram semelhantes a um estudo anterior do gerente de criptoativos Bitwise Investments, que descobriu que cerca de 80% dos consultores financeiros planejam manter ou aumentar sua alocação em criptomoedas este ano.
ETFs de criptomoedas
O interesse institucional em ETFs de criptomoedas foi maior nos EUA (55%) e na China (58%) do que na Europa (29%). Embora emissores de fundos dos EUA ainda não tenham obtido a aprovação da SEC para lançar um fundo de bitcoin diretamente, existem já diversas opções de ETFs de futuros de bitcoin disponíveis no mercado americano.
A Bitwise Investments recentemente lançou seu Bitcoin Strategy Optimum Roll ETF, projetado para selecionar contratos futuros com o menor nível de contango.
Apesar da estratégia diferenciada, o executivo da Bitwise acredita que ainda há um longo caminho a ser percorrido para ganhar ativos significativos em ETFs de futuros de bitcoin. A empresa espera trazer um ETF de bitcoin à vista ao mercado assim que a clareza regulatória for obtida.
No geral, a pesquisa sugere que ainda há interesse institucional em ETFs de criptomoedas, mas houve uma queda na disposição de aumentar a exposição a estes fundos. Com a regulamentação crescente do mercado de criptomoedas, é possível que este cenário mude no futuro próximo.