- A Kraken está supostamente explorando o lançamento de sua própria stablecoin
- O encerramento completo das negociações do USDT ocorrerá em 24 de março.
- A Kraken está supostamente explorando o lançamento de sua própria stablecoin
A Kraken, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, está analisando a possibilidade de remover o Tether (USDT) de sua plataforma na União Europeia (UE).
A decisão ocorre devido às novas regulamentações impostas pelo Markets in Crypto-Assets Regulation (MiCA), que exige que stablecoins sigam normas específicas para permanecerem disponíveis no mercado europeu. Para lidar com essa mudança, a Kraken estuda lançar um stablecoin próprio atrelado ao dólar.
Regulamentação MiCA pressiona a remoção do USDT
O regulamento MiCA, aprovado pela União Europeia, impõe regras mais rígidas para stablecoins. Com isso, exchanges que operam na região precisarão remover tokens não regulamentados, como o USDT, que não atende aos requisitos estabelecidos pelo órgão regulador.
A Kraken já começou a implementação do plano de remoção gradual do Tether no mercado europeu. Em princípio, a partir do dia 27 de fevereiro de 2025, os usuários da região só poderão vender o token, sem abrir novas posições.
O encerramento completo das negociações do USDT ocorrerá em 24 de março. Apesar do anúncio, clientes da Kraken na Europa afirmam que o suporte da exchange garantiu que o USDT continuará disponível, o que gera dúvidas sobre a estratégia final da empresa.
De acordo com dados da CoinGecko, o USDT também continua sendo o principal ativo digital na Kraken, com os pares de negociação USDT/USD e USDT/EUR, respondendo por mais de 30% dos volumes de negociação da bolsa.
Kraken considera stablecoin própria para substituir o USDT
Diante das restrições regulatórias, a Kraken planeja lançar sua própria stablecoin para continuar oferecendo uma alternativa estável a seus clientes. De acordo com fontes próximas à empresa, a stablecoin será lastreada no dólar americano e poderá ser emitida por meio da unidade da Kraken na Irlanda.
Surpreendentemente a Kraken não é a única exchange a tomar essa iniciativa. Outras plataformas, por exemplo, como a Crypto.com, também anunciaram planos de lançar stablecoins para se adequar às novas regras da UE. Apesar dos problemas de exclusão da listagem, o Tether (USDT) continua sendo a stablecoin dominante no mercado global, com uma capitalização de US$ 142 bilhões.
USDT0 is now available on @krakenfx enabling seamless integration from @inkonchain into their USDT markets.
Transfer your USDT to Ink here: https://t.co/xL4tlT6MSM
USDT0 eliminates liquidity fragmentation for Tether assets, enabling a seamless omnichain experience for users and… https://t.co/f8oH6UxH5G pic.twitter.com/5FnWwTpfxR
— USDT0 (@USDT0_to) January 16, 2025
Em janeiro de 2025, a Kraken habilitou transferências de USDt para USDT0, a nova stablecoin USD crosschain da Tether.