Publicidade

Kraken considera remover Tether na Europa e avalia criação de stablecoin própria

Foto: Dall-e 3
  • A Kraken está supostamente explorando o lançamento de sua própria stablecoin
  • O encerramento completo das negociações do USDT ocorrerá em 24 de março.
  • A Kraken está supostamente explorando o lançamento de sua própria stablecoin

A Kraken, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, está analisando a possibilidade de remover o Tether (USDT) de sua plataforma na União Europeia (UE).

A decisão ocorre devido às novas regulamentações impostas pelo Markets in Crypto-Assets Regulation (MiCA), que exige que stablecoins sigam normas específicas para permanecerem disponíveis no mercado europeu. Para lidar com essa mudança, a Kraken estuda lançar um stablecoin próprio atrelado ao dólar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Regulamentação MiCA pressiona a remoção do USDT

O regulamento MiCA, aprovado pela União Europeia, impõe regras mais rígidas para stablecoins. Com isso, exchanges que operam na região precisarão remover tokens não regulamentados, como o USDT, que não atende aos requisitos estabelecidos pelo órgão regulador.

A Kraken já começou a implementação do plano de remoção gradual do Tether no mercado europeu. Em princípio, a partir do dia 27 de fevereiro de 2025, os usuários da região só poderão vender o token, sem abrir novas posições.

O encerramento completo das negociações do USDT ocorrerá em 24 de março. Apesar do anúncio, clientes da Kraken na Europa afirmam que o suporte da exchange garantiu que o USDT continuará disponível, o que gera dúvidas sobre a estratégia final da empresa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com dados da CoinGecko, o USDT também continua sendo o principal ativo digital na Kraken, com os pares de negociação USDT/USD e USDT/EUR, respondendo por mais de 30% dos volumes de negociação da bolsa.

Kraken considera stablecoin própria para substituir o USDT

Diante das restrições regulatórias, a Kraken planeja lançar sua própria stablecoin para continuar oferecendo uma alternativa estável a seus clientes. De acordo com fontes próximas à empresa, a stablecoin será lastreada no dólar americano e poderá ser emitida por meio da unidade da Kraken na Irlanda.

Surpreendentemente a Kraken não é a única exchange a tomar essa iniciativa. Outras plataformas, por exemplo, como a Crypto.com, também anunciaram planos de lançar stablecoins para se adequar às novas regras da UE. Apesar dos problemas de exclusão da listagem, o Tether (USDT) continua sendo a stablecoin dominante no mercado global, com uma capitalização de US$ 142 bilhões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em janeiro de 2025, a Kraken habilitou transferências de USDt para USDT0, a nova stablecoin USD crosschain da Tether.

Compartilhe este artigo
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile