- O projeto de lei Arizona Strategic Bitcoin Reserve Act teve aprovação na segunda-feira pela legislatura estadual do Arizona
- A iniciativa permite que o tesoureiro do estado invista até 10% das reservas em Bitcoin ou outros ativos digitais
- Se sancionado pela governadora democrata Katie Hobbs, o estado seria o primeiro a exigir fundos públicos para investir em bitcoin
O estado do Arizona deu um passo inédito nos Estados Unidos ao aprovar dois projetos de lei que permitem a criação de reservas estratégicas de Bitcoin. Em 28 de abril, a Câmara dos Representantes aprovou o projeto SB1025, que autoriza a formação de uma reserva de Bitcoin, com 31 votos a favor e 25 contrários. No mesmo dia, outro projeto, o SB1373, que propõe a criação de uma reserva de ativos digitais em geral, também foi aprovado com 37 votos favoráveis e 19 contra.
De acordo com o deputado estadual Jeff Weninger, a iniciativa permite que o tesoureiro do estado invista até 10% das reservas em Bitcoin ou outros ativos digitais. Embora o uso ainda não seja obrigatório, a legislação estabelece a base para futuras movimentações à medida que a adoção do Bitcoin se expande. Esses avanços colocam o Arizona na vanguarda da discussão sobre criptomoedas no nível estadual.
Governadora do Arizona pode decidir o futuro da reserva em cripto
A governadora do Arizona, Katie Hobbs, havia sinalizado anteriormente sua intenção de vetar projetos de lei até que o orçamento estadual incluísse soluções bipartidárias para o setor de saúde. No entanto, com o orçamento aprovado em 24 de abril, aumenta a possibilidade de Hobbs assinar os projetos que tratam da reserva de Bitcoin.
O estado de New Hampshire também avançou com legislação semelhante, indicando uma tendência nacional em crescimento. Enquanto isso, no cenário federal, o presidente Donald Trump já propôs a criação de uma Reserva Estratégica de Bitcoin para os Estados Unidos. Além disso, a senadora Cynthia Lummis sugeriu legislação permitindo ao governo americano deter mais de um milhão de Bitcoins, especialmente aqueles confiscados em processos judiciais.
Bitcoin ganha força como reserva estratégica em meio a mudanças econômicas globais
O interesse em utilizar Bitcoin como reserva estratégica ocorre em um momento de transformações econômicas globais e crescente desconfiança nas moedas tradicionais. Ao adotar uma postura proativa, estados como Arizona se preparam para uma nova era financeira. Essas medidas poderiam, futuramente, influenciar o equilíbrio de poder monetário no âmbito nacional e global.
Especialistas veem essas iniciativas como um movimento ousado que pode abrir caminho para a legitimação do Bitcoin como ativo de reserva em estruturas governamentais tradicionais.