- Premium de mercado da MicroStrategy sobre BTC caiu de 3,4x para 1,58x, sinalizando menor demanda.
- Concorrência de ETH corporativo e ETFs reduz a atratividade da MSTR.
- Se BTC cair 20%, mNAV pode atingir 1,0x e o valor de mercado da empresa recuar até 46,5%.
O analista Miles Deutscher alerta que a MicroStrategy começa a perder força em seu modelo de compras de Bitcoin. O prêmio que os investidores pagam pelas ações da empresa, acima do valor do BTC que ela possui, caiu de 3,4x para 1,58x.
Isso reduz a capacidade da companhia de comprar mais BTC emitindo novas ações. Além disso, a concorrência de ETH corporativo e de ETFs de Bitcoin coloca em xeque o sucesso do “BTC flywheel”(ciclo autoalimentado que fazia a MicroStrategy crescer junto com o BTC) de Saylor.
Premium em queda e impacto na estratégia de Saylor
Hoje, o preço das ações da MicroStrategy depende muito do valor do BTC que a empresa possui, o mNAV mostra quanto o mercado paga a mais por esse BTC, ou seja um mNAV de 1,58x significa que o mercado paga 58% de prêmio sobre o BTC.
A empresa também mudou recentemente a política de emissão de ações. Com mais flexibilidade para vender ações por preços mais baixos, há risco de diluir o valor dos investidores e aumentar a exposição à volatilidade do BTC. Entretanto, isso também desacelera a concentração de ações nas mãos de Saylor e diminui a pressão de compra imediata.
Deutscher alerta:
“O prêmio da MSTR depende de três pilares frágeis: confiança do mercado, capital disponível e liderança de Saylor. Se algum desses falhar, o prêmio cai rapidamente.”
Comparação com Ethereum e ETFs
Enquanto a MicroStrategy perde força, o ETH corporativo mostra desempenho melhor, empresas como a BitMine de Tom Lee compraram US$ 5 bilhões em ETH, muito mais rápido que a MSTR. Além disso, os ETFs de Bitcoin oferecem alternativas mais simples e baratas, tornando o prêmio pago pela MSTR menos atraente.
Cenário de risco e possíveis impactos
Se o BTC cair 20%, o valor de mercado da MicroStrategy pode recuar até 46,5%, isso mostra que suas ações podem oscilar mais do que o próprio Bitcoin, já que o preço da MSTR depende tanto do valor do BTC quanto do prêmio que os investidores estão dispostos a pagar.
Estratégia depende de pilares frágeis
O cenário atual mostra que a MicroStrategy ainda depende de fatores aparentemente frágeis. Qualquer oscilação pode reduzir o premium e aumentar a volatilidade das ações, deixando claro que a estratégia corporativa em Bitcoin não é mais tão segura quanto parecia. Investidores devem acompanhar de perto o desempenho do BTC e a postura da empresa antes de tomar decisões.