Publicidade

Minerador solitário quebra as ‘baleias’ acerta em cheio, minera um bloco sozinho e ganha mais de 3 Bitcoin

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-E

Um minerador de Bitcoin desafiou as baleias do mercado de mineração e acertou em cheio a resolução do bloco 841.286, o que lhe permitiu receber uma recompensa completa de 3,125 BTC. Em 29 de abril, Con Kolivas, um engenheiro de software e administrador do pool de mineração solo ckpool, compartilhou na X que um minerador (e não uma grande empresa) havia resolvido o 282º bloco solo na história do Bitcoin, um caso raro.

Kolivas observou que este minerador solo tinha uma taxa significativa de hash de aproximadamente 120PH (peta hashes) na época, equivalente a cerca de 0,12 EH (exa hashes), com uma média de cerca de 12PH ao longo de uma semana. Esta taxa de hash era aproximadamente 0,02% da taxa de hash total da rede.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Kolivas analisou o resumo da solução de blocos e especulou que este grande minerador havia recentemente mudado da mineração em pool após o halving, provavelmente devido ao não pagamento dos custos de eletricidade para mineração ‘solo’, em busca de uma chance em um bloco sozinho.

A importância desta conquista advém da raridade de minerar um bloco válido sozinho, o que é como ganhar na loteria. Tais ocorrências são extremamente raras, com apenas 282 casos registrados de aproximadamente 841.300 blocos produzidos desde o lançamento do Bitcoin há 14 anos.

Mineração de Bitcoin

A mineração de Bitcoin envolve participantes contribuindo com poder computacional para resolver e adicionar o próximo bloco à rede. No entanto, com o aumento do preço do Bitcoin, a mineração tornou-se mais popular, levando a uma maior competitividade, conhecida como dificuldade, e um aumento na taxa de hash, ou potência da rede. Consequentemente, tornou-se quase impossível resolver um bloco sozinho devido a essa alta concorrência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em março de 2023, um minerador solo garantiu com sucesso toda a recompensa de 6,25 BTC por resolver um bloco. No entanto, os preços do Bitcoin eram consideravelmente mais baixos naquela época, resultando na recompensa sendo avaliada em cerca de US$ 150.000.

O bloco solo mais recente foi minerado em 5 de abril, apenas algumas semanas antes do halving. Um minerador solo resolveu com sucesso o bloco 837.814 com uma taxa de hash de 7PH. Notavelmente, a recompensa foi avaliada em aproximadamente US$ 422.750 na época.

De acordo com a Bitinfocharts, a taxa de hash média da rede atualmente é de 618 EH/s (exa hashes por segundo), atingindo um recorde de 728 EH/s em 23 de abril. Isso representa um aumento de mais de 90% nos últimos 12 meses, mostrando a natureza excepcional da mais recente conquista de mineração solo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile