Publicidade

Minerador solitário usa ‘pendrive’ para minerar Bitcoin e ganha mais de 3 BTC

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

Em um campo dominado por gigantes da mineração, uma notícia emocionante chamou a atenção da comunidade cripto: um minerador solitário utilizando um dispositivo Bitaxe conseguiu minerar um bloco de Bitcoin – https://mempool.space/de/address/bc1qk4czgwtfhxwfd9r696kzledtmlu8yukdzpzn3u. O dispositivo custa em média R$ 480,00.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Bitaxe, um projeto que promove a mineração de Bitcoin com eficiência energética, atingiu um marco significativo. Um dispositivo Bitaxe, com capacidade de 300 Gh/s e consumo de apenas 15W, conseguiu minerar um bloco de Bitcoin. A façanha é ainda mais impressionante considerando o poder computacional relativamente baixo da máquina comparado às gigantescas fazendas de mineração que dominam o setor.

A mineração de Bitcoin é um processo onde mineradores competem para resolver complexos problemas matemáticos. O minerador que resolver o problema primeiro valida um bloco de transações e recebe uma recompensa em Bitcoin. À medida que a dificuldade dos problemas aumenta, a necessidade de equipamentos especializados e potentes, como ASICs (Application-Specific Integrated Circuits), também cresce, tornando a competição acirrada.

Mineração de Bitcoin

A probabilidade de um minerador individual encontrar um bloco depende diretamente do seu poder de hash (taxa de hashes por segundo) em comparação com a taxa total de hash da rede. Com a atual taxa total de hash da rede Bitcoin sendo de aproximadamente 400 exahashes por segundo (Eh/s), a taxa de hash de 300 Gh/s do Bitaxe é uma fração minúscula.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para calcular a probabilidade aproximada de um minerador com 300 Gh/s encontrar um bloco em um dia:

– Taxa de Hash da Rede: 400 Eh/s = 400 * 10^18 h/s
– Taxa de Hash do Minerador: 300 Gh/s = 300 * 10^9 h/s

A probabilidade P de encontrar um bloco em um dia pode ser calculada como:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

\[ P = \frac{\text{Taxa de Hash do Minerador}}{\text{Taxa de Hash da Rede}} \]

Substituindo os valores, temos:

\[ P = \frac{300 \times 10^9}{400 \times 10^{18}} = 7,5 \times 10^{-10} \]

Ou seja, a probabilidade diária é extremamente baixa, cerca de 0,000000075%. Esse número ilustra a verdadeira raridade e sorte envolvidas no sucesso do minerador solitário.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile