O valor de mercado total das 14 mineradoras de Bitcoin listadas nos EUA alcançou um recorde de US$ 22,8 bilhões em 15 de junho, de acordo com um relatório de pesquisa divulgado pelo JPMorgan nesta segunda-feira. O banco de Wall Street destacou que quase todas essas empresas superaram o desempenho do próprio Bitcoin nas primeiras duas semanas de junho.
Entre as mineradoras, a Core Scientific (CORZ) teve o melhor desempenho, com um aumento de 117%. Enquanto isso, a Argo Blockchain (ARBK) registrou a pior performance, com uma queda de 7%. No mesmo período, o valor do Bitcoin, a maior criptomoeda do mundo, caiu 3%.
As ações das mineradoras de Bitcoin subiram na primeira quinzena do mês, impulsionadas pela reação positiva dos investidores ao acordo entre a Core Scientific e a empresa de inteligência artificial CoreWeave.
Mineradoras de Bitcoin dos EUA têm ótimo desempenho em junho
Além disso, a dificuldade de mineração também apresentou uma queda contínua desde a redução da recompensa pela metade em abril.
“O hashrate da rede, um indicador da concorrência na indústria e da dificuldade de mineração, diminuiu cerca de 7 EH/s (1%) desde maio”, escreveram os analistas Reginald Smith e Charles Pearce. O hashrate é uma medida da capacidade computacional da rede Bitcoin e sua diminuição pode indicar uma menor concorrência entre os mineradores.
As mineradoras listadas nos EUA aumentaram sua participação no hashrate da rede global. Juntas, as 14 empresas agora representam aproximadamente 23,8% do hashrate global. Trata-se de um aumento de quase 1% em relação ao mês anterior.
Este foi o segundo mês consecutivo de ganhos de hashrate para os mineradores dos EUA. Conforme apontou o relatório, este é um sinal encorajador de que operadores privados ineficientes reduziram suas operações após a redução da recompensa pela metade.
O relatório do JPMorgan sugere que a recuperação das ações das mineradoras e o aumento da participação no hashrate indicam uma fase positiva para o setor nos Estados Unidos. A expansão das empresas listadas e a redução da concorrência podem criar um ambiente mais favorável para o crescimento e a sustentabilidade das operações de mineração de Bitcoin no país.