Investidores de Ethereum podem estar sentindo o calor das perdas recentemente, com dados on-chain revelando que 44,2% de todos os detentores da criptomoeda estão agora operando no vermelho. Esse cenário pode indicar que o ativo está se aproximando de um possível ponto de reversão.
De acordo com informações da plataforma de inteligência de mercado IntoTheBlock, a porcentagem de investidores de ETH operando no negativo cresceu significativamente desde o início de julho. A métrica relevante aqui é o “Historical In/Out of the Money,” da plataforma, que nos informa sobre a porcentagem de investidores de Ethereum que estão em lucro, prejuízo ou apenas mantendo seu investimento no ponto de equilíbrio.
Essa métrica determina se um investidor está em lucro ou prejuízo ao analisar o histórico de endereços para verificar o preço médio pelo qual adquiriram suas moedas. Naturalmente, se o preço atual da moeda estiver abaixo do preço médio de compra de um detentor, isso significa que ele está operando com prejuízo.
De maneira similar, se o preço médio de compra for igual ou menor que o preço atual, isso implica que o investidor está apenas mantendo seu investimento no ponto de equilíbrio ou operando com prejuízo, respectivamente.
Ethereum
No início de julho, os detentores de Ethereum em prejuízo eram cerca de 27%. No entanto, o indicador observou um aumento notável desde então, à medida que o preço da criptomoeda sofreu uma queda.
Nesta tareça 05, o valor do indicador está em 44,2%, o que significa que quase metade da base de usuários do Ethereum está enfrentando prejuízos. Geralmente, quanto mais investidores obtêm lucros, maior a probabilidade de eles venderem para colher esses ganhos.
Devido a essa razão, correções no ativo se tornam mais prováveis quando a maioria extrema do mercado está obtendo lucros. No entanto, um grande percentual de detentores operando no vermelho pode ter o efeito oposto sobre o preço, já que eles podem levar à formação de fundos, uma vez que os vendedores em busca de lucro se esgotam.
Desde o início do bear market no ano passado, o valor mais alto atingido por essa métrica foi de 50%, o que implica que exatamente metade dos investidores estava em prejuízo naquela época. Esse valor não está muito longe do atual, sugerindo que o Ethereum pode estar próximo de formar um fundo.
Se um percentual de prejuízo semelhante for alcançado novamente no próximo fundo, o ETH poderá enfrentar um período adicional de queda, à medida que mais investidores entram em prejuízo.