Nasdaq solicita à SEC aprovação para listar ETF de Avalanche da Grayscale

Imagem: Dall-e
  • A Nasdaq entrou com um formulário 19b-4 na SEC para um ETF spot Avalanche em nome da Grayscale
  • O produto seria o primeiro ETF de Avalanche (AVAX) aprovado nos Estados Unidos
  • A proposta da Grayscale segue os passos de outras iniciativas semelhantes, como os ETFs de Bitcoin e Ethereum já aprovados no país

A bolsa de valores Nasdaq protocolou junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) um pedido formal para listar e negociar cotas do Grayscale Avalanche Trust como um fundo negociado em bolsa (ETF) de criptoativos à vista. O produto seria o primeiro ETF de Avalanche (AVAX) aprovado nos Estados Unidos, marcando um novo capítulo na ampliação do acesso a ativos digitais regulados.

Grayscale busca converter fundo fechado em ETF de Avalanche

O pedido registrado pela Nasdaq no dia 27 de março solicita a alteração de regras necessárias para transformar o fundo fechado Grayscale Avalanche Trust, lançado em agosto de 2024, em um ETF. A proposta visa permitir que a negociação do produto no mercado, com maior liquidez e transparência para investidores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O fundo atualmente possui cerca de US$ 1,76 milhão em ativos sob gestão e apresenta uma valorização de 7,4% acima do valor dos ativos subjacentes. De acordo com a Grayscale, o modelo de arbitragem de um ETF permitirá que o preço do produto acompanhe mais de perto o valor real do AVAX.

A custódia do fundo será realizada pela exchange Coinbase, enquanto a administração e transferência ficará sob responsabilidade da BNY Mellon Asset Servicing. Essa estrutura visa garantir segurança regulatória e operacional para investidores institucionais e de varejo.

A proposta da Grayscale segue os passos de outras iniciativas semelhantes, como os ETFs de Bitcoin e Ethereum já aprovados no país. A gestora também planeja lançar ETFs de outras criptomoedas como XRP, Cardano, Litecoin e Solana.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mudança regulatória impulsiona novos pedidos de ETFs cripto nos EUA

Desde a mudança de governo em 2025, os Estados Unidos observaram um aumento expressivo nas propostas de ETFs ligados a criptomoedas. A nova administração indicou o ex-comissário Paul Atkins para liderar a SEC, substituindo Gary Gensler. A transição resultou em uma abordagem mais receptiva ao mercado cripto.

O novo cenário inclui a criação de uma força-tarefa dedicada à regulamentação de ativos digitais, liderada pela comissária Hester Peirce. Essa equipe pretende inclusive estabelecer diretrizes claras para emissões e listagens de produtos financeiros ligados a criptomoedas.

Além da Grayscale, outras gestoras como por exemplo VanEck, Fidelity, Bitwise, 21Shares e Franklin Templeton também protocolaram pedidos semelhantes. A maioria busca lançar ETFs de ativos além do Bitcoin e Ethereum, com foco em moedas como Solana, Dogecoin e Avalanche.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Caso seja aprovado, o ETF de Avalanche permitirá maior exposição institucional a uma blockchain conhecida por sua alta escalabilidade e compatibilidade com contratos inteligentes. A listagem também representaria um avanço importante na consolidação dos criptoativos como classe de investimento regulada nos Estados Unidos.

Compartilhe este artigo
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile