Publicidade

Número de Bitcoins armazenados em carteira por mais de 10 anos supera o número de Bitcoins em exchanges

Por Jorge Siufi
Foto: Pexels

O número de Bitcoins armazenados por mais de 10 anos em carteiras frias é maior do que o número de Bitcoins presentes nas carteiras das exchanges de criptoativos.

Em pouco mais de 14 anos de existência da criptomoeda, esta é a primeira vez que o mercado do Bitcoin vislumbra este dado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o cofundador da empresa analítica Reflexivity Research, Will Clement, que postou a informação em sua conta do Twitter, esta é uma ‘estatística selvagem’.

Verdadeiros hodlers de Bitcoin

Pela primeira vez na história o número de Bitcoins guardados há mais de 10 anos superou o número de Bitcoins em carteiras de exchanges.

Dados da Glassnode mostram que há cerca de 2,5 milhões de Bitcoins armazenados em carteiras que não são movimentados há mais de 10 anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em contrapartida, há aproximados 2,3 milhões de Bitcoins nas carteiras de exchanges.

Fonte: Twitter

O número de Bitcoins com mais de 10 anos de armazenamento cresceu de forma vertical entre os anos de 2019 a 2021 (linha roxa).

Nota-se que este crescimento diminuiu um pouco a partir de 2021, mas continuou crescente desde então.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Exchange não é carteira

o número de Bitcoins armazenados em exchanges veio crescendo desde meados de 2012.

Este crescimento pode ser considerado mais lento por diversos fatores, um dos mais relativos é o número de criptomoedas minerados até aquela época.

Entre os anos de 2013 a 2017 o número de Bitcoins continuou crescendo nas carteiras das exchanges.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas a partir de 2017 este número passou a crescer mais rapidamente e atingiu seu topo no início de 2020.

Em 2020 as exchanges possuíam em suas carteiras mais de 3 milhões de Bitcoins, o que representava cerca de 14% do suprimento total da criptomoeda.

Entretanto, desde então esse número continua caindo e a métrica foi invertida no final de 2022 após o grave problema ocorrido com a exchange centralizada, FTX.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vale lembrar que na ocasião do colapso da FTX os investidores transferiram centenas de milhares de Bitcoins para carteiras frias.

De fato houve grande transferência dos mais diversos criptoativos para as carteiras de custódia própria após o problema com a FTX.

Inclusive o presidente da SEC norte-americana, Gary Gensler, disse que é mais seguro os investidores guardarem seus criptoativos em carteiras frias.

Na ocasião, a SEC processou a exchange Kraken por oferecer serviços de staking, e Gensler disse em vídeo a habitual frase do mercado: ‘Sem sua chave, sem suas criptos’.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile