A gigante de pagamentos baseada no Vale do Silício, PayPal, anunciou o lançamento de uma stablecoin em dólar americano em parceria com a Paxos. O novo token digital será atrelado ao dólar e será disponibilizado gradualmente para os clientes do PayPal nos Estados Unidos, conforme informou a empresa em um comunicado à imprensa.
A Paxos será a emissora da moeda, denominada PayPal USD, ou PYUSD. Emitido na blockchain Ethereum, o PYUSD será ‘totalmente respaldado por depósitos em dólares americanos, títulos do Tesouro de curto prazo e equivalentes em dinheiro semelhantes’, disse a empresa.
‘O movimento em direção a moedas digitais requer um instrumento estável que seja nativo digitalmente e facilmente conectado a uma moeda fiduciária como o dólar americano’, disse o CEO do PayPal, Dan Schulman, no comunicado. ‘Nosso histórico de entrega de novas experiências aos nossos clientes fornece a base necessária para contribuir para o crescimento dos pagamentos digitais por meio do PayPal USD.’
Uso da stablecoin do PayPal para compras
Os clientes elegíveis do PayPal não só poderão fazer transferências usando a stablecoin, mas também poderão fazer compras. O PayPal também permitirá que os clientes convertam ‘criptomoedas suportadas’ em ou de PYUSD, disse a empresa.
O PayPal disse que, embora os serviços e a disponibilidade do PYUSD comecem hoje, os serviços serão continuamente ‘lançados nas próximas semanas’.
Ao emitir a stablecoin no Ethereum, o PayPal disse que seu novo token deve ser útil para a comunidade cripto em geral. ‘Como um token ERC-20 emitido na blockchain Ethereum, o PayPal USD estará disponível para uma comunidade já grande e crescente de desenvolvedores externos, carteiras e aplicações web3’, acrescentou em sua declaração.
Apoio vocal
Pelo menos um legislador dos EUA foi rápido em expressar seu apoio à nova iniciativa do PayPal. ‘Este anúncio é um sinal claro de que as stablecoins, se emitidas sob um quadro regulatório claro, têm promessa como um pilar de nosso sistema de pagamentos do século 21’, disse o congressista da Carolina do Norte, Patrick McHenry, que também é presidente em exercício do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.
McHenry recentemente se opôs depois que a American Bankers Association criticou a legislação sobre stablecoin que o congressista ajudou a elaborar.