Publicidade

Por que altcoins podem não subir apesar do ETF de Ethereum

Por Clara Ventura
Foto: Dall-e 3

Uma análise recente do analista on-chain Thor Hartvigsen sugere que o Ethereum pode superar as altcoins após o lançamento dos ETFs de ETH, contrariando a suposição comum de que esses tokens fornecem uma exposição alavancada ao ETH.

Em uma edição recente do On Chain Times, Hartvigsen destacou que investir em altcoins relacionadas ao Ethereum para obter uma exposição alavancada ao ETH pode ser uma estratégia inadequada antes do lançamento dos ETFs de ETH. De acordo com o analista, encontrar altcoins específicas que possam superar o Ethereum tem sido uma tarefa difícil. Isso porque o valor total de mercado das altcoins em comparação ao Ethereum está em declínio há vários anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao comparar o Ethereum com tokens de diferentes ecossistemas, como Layer 2, outras Layer 1, DeFi e memes que têm alta correlação com ele, o ETH superou a maioria desses tokens no acumulado do ano. Exceções notáveis incluem TON, BNB, PENDLE, ENS, MKR, PEPE e SHIB.

A correlação de preços entre o ETH e os tokens que conseguiram superá-lo revela uma história diferente. Afinal, a maioria deles está 60% ou menos correlacionada com o ETH. Isso indica, segundo o analista, que o desempenho desses tokens resulta de outros fatores.

Ethereum x demais altcoins

A análise também revelou que poucas altcoins têm uma volatilidade significativamente maior do que o Ethereum. Isso limita o potencial de ganhos substanciais caso o ETH se recupere após os ETFs de ETH entrarem em operação.

🎯 As Melhores Memecoins para Comprar Agora
Confira as Oportunidades e Comece a Investir

Conforme argumentou Hartvigsen, comprar essas altcoins como uma forma de obter exposição alavancada ao ETH é uma estratégia arriscada. Ele sugere que, para aqueles que buscam exposição alavancada ao ETH, uma abordagem mais sensata seria simplesmente colocar uma posição longa de 2x em ETH em plataformas como a Aave. Dessa forma, o investidor alcança uma correlação de 100% com um valor beta de 2.

Hartvigsen conclui a busca por uma exposição alavancada envolve riscos adicionais que podem não ser evidentes para todos os investidores. Ele recomenda uma abordagem mais direta e menos arriscada para aqueles interessados em alavancar suas posições em ETH, especialmente com o advento dos ETFs de Ethereum que podem influenciar positivamente o desempenho do ativo.

Compartilhe este artigo
Siga:
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile