Publicidade

Preço do Bitcoin hoje 18/09/2024: nem alta, nem baixa para o BTC que espera a divulgação da taxa de juros nos EUA

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

O mercado de criptomoedas, incluindo o Bitcoin (BTC), encontra-se em um momento de incerteza, aguardando a divulgação da nova taxa de juros pelo Federal Reserve dos Estados Unidos, marcada para o dia 18 de setembro.

A expectativa é que a decisão influencie fortemente o comportamento dos ativos de risco, como criptomoedas e ações, com investidores observando atentamente os próximos passos do banco central norte-americano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com Joe McCann, CEO do fundo de hedge de criptomoedas Asymmetric, a decisão do Fed pode resultar em dois cenários possíveis: um corte de 25 ou 50 pontos-base na taxa de juros, atualmente em seu maior patamar em 24 anos, de 5,5%.

McCann ressalta que há uma probabilidade de 65% de que ocorra um corte de 50 pontos-base, o que seria positivo para ativos de risco como o Bitcoin, contrariando a crença de que uma redução significativa seria prejudicial ao mercado de criptos.

Corte Maior Beneficiaria Criptomoedas

Analistas sugerem que um corte de 50 pontos-base seria favorável para o BTC, já que o mercado de futuros do Fed tem demonstrado um histórico de acertos quando aponta uma probabilidade acima de 70% para determinado cenário. “Se o Fed optar por um corte maior, veremos o retorno do apetite por risco, o que impulsionaria o preço do Bitcoin e de outros criptoativos”, comenta McCann.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por outro lado, um corte menor de 25 pontos-base poderia trazer efeitos negativos para o mercado. Segundo McCann, tal decisão poderia desencadear uma queda nos mercados de ações, que atualmente estão em níveis elevados, precificando já um corte de 50 pontos-base. “Um corte menor poderia resultar em quedas tanto no mercado de ações quanto no de criptomoedas”, completa.

Outro fator que contribui para a indecisão atual é o fato de que muitos investidores acreditam que o impacto da decisão do Fed já foi precificado. Saad Ahmed, chefe da Gemini para a Ásia-Pacífico, destaca que embora o mercado tenha se preparado para o corte, uma surpresa no tamanho da redução pode ser o catalisador necessário para o BTC romper sua recente estagnação de preço.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile