Na semana passada, os criptoativos superaram os ativos tradicionais por uma margem muito ampla, à medida que os fluxos líquidos semanais de ETPs de criptoativos globais atingiram seu nível mais alto desde maio de 2024.
O “Índice de Sentimento de Criptoativos” do ETC Group sinaliza novamente um sentimento de alta, alcançando o nível mais elevado desde março de 2024. De modo geral, a demanda on-chain por bitcoins atingiu o nível mais alto desde abril de 2024, refletida no forte aumento da demanda aparente. A demanda aparente tenta estimar a demanda com base nas mudanças na oferta on-chain e nos estoques.
Na última semana, os criptoativos superaram significativamente os ativos tradicionais, com a demanda por bitcoins registrando o maior crescimento desde abril de 2024. Isso é evidente no aumento acentuado da demanda aparente, que tenta estimar a demanda com base nas mudanças de oferta e inventários.
Esse aumento de demanda também foi visível na aceleração dos fluxos líquidos para ETPs de criptoativos globais e ETFs de Bitcoin à vista nos EUA. Na semana passada, os fluxos líquidos semanais para ETPs de cripto atingiram o maior nível desde maio de 2024, com os ETFs de Bitcoin à vista nos EUA atraindo mais de 2,1 bilhões de dólares em ativos. Os ETFs de Ethereum à vista nos EUA também aceleraram seus fluxos.
Os catalisadores por trás desse movimento são diversos:
- As chances de Trump vencer a eleição presidencial aumentaram significativamente, o que tende a ser positivo para os preços dos criptoativos, como demonstrado em nosso último Crypto Market Espresso. No momento da redação, as odds de apostas indicam uma chance média de vitória de 58,3% para Trump e 41,1% para Harris.
- Houve um aumento geral no apetite por risco interativos, evidente pelo fato de que tanto o mercado de ações dos EUA quanto o preço do ouro atingiram um novo recorde histórico na semana passada. Esse entusiasmo parece ter se espalhado para os criptoativos. Nosso Índice de Sentimento de Criptoativos subiu ao nível mais alto desde março de 2024, sinalizando um aumento na empolgação no mercado de criptomoedas.
- Os déficits fiscais dos EUA aceleraram recentemente, gerando preocupações sobre a sustentabilidade da dívida pública. O total da dívida pública dos EUA aumentou em quase meio trilhão de dólares desde o início de setembro de 2024. Nesse contexto, o bitcoin é cada vez mais visto como um ativo de reserva alternativo aos títulos do Tesouro dos EUA, o que pode ter contribuído para o recente aumento no preço do Bitcoin e de outros criptoativos.
Esperamos que a combinação da crescente escassez de oferta de bitcoin, a mudança na política monetária global e a sazonalidade positiva no desempenho no quarto trimestre forneça um forte impulso para o Bitcoin e os criptoativos nos próximos meses.
De modo geral, entre os 10 principais criptoativos, Dogecoin, Solana e Ethereum foram os que tiveram melhor desempenho relativo. No entanto, o desempenho geral dos altcoins em relação ao Bitcoin foi relativamente baixo em comparação com a semana anterior, com apenas cerca de 15% dos altcoins acompanhados superando o Bitcoin semanalmente. No entanto, o Ethereum superou o Bitcoin na última semana.
Sentimento do Bitcoin
O “Índice de Sentimento de Criptoativos” do ETC Group atualmente sinaliza novamente um sentimento de alta, alcançando o maior nível desde março de 2024.
Atualmente, 13 de 15 indicadores estão acima da tendência de curto prazo. Na semana passada, houve aumentos significativos para cima no BTC 25-delta option skew e no Índice Crypto Fear & Greed. O Índice Crypto Fear & Greed sinaliza um nível de “Ganância” como o sentimento desta manhã.
A dispersão de desempenho entre os criptoativos permaneceu estável na semana passada, mas continua próxima das máximas de 3 meses. Isso sinaliza que os altcoins continuam sendo menos correlacionados com o desempenho do Bitcoin.
Os fluxos para ETPs de criptoativos globais aceleraram recentemente, atingindo o maior nível desde maio de 2024. Os ETPs de Bitcoin globais viram entradas líquidas totalizando +2,086.5 milhões de dólares na semana passada, sendo que +2,131.6 milhões de dólares foram relacionados apenas aos ETFs de Bitcoin à vista nos EUA.
O Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) reverteu recentemente suas saídas, com cerca de +91.5 milhões de dólares em entradas líquidas na semana passada. O iShares Bitcoin Trust (IBIT) também registrou um aumento massivo de +1,141.2 milhões de dólares em entradas.
De maneira geral, as métricas on-chain do Bitcoin continuaram a melhorar recentemente. Isso é mais evidente na demanda aparente de bitcoin nos últimos 30 dias, que aumentou para o nível mais alto desde abril de 2024 (Gráfico da Semana). Com base nessa métrica, a demanda por bitcoin aumentou em mais de 200 mil BTC nos últimos 30 dias.
Na semana passada, houve um aumento significativo no open interest de futuros e perpétuos de BTC. Especificamente, o open interest de futuros de BTC aumentou em cerca de +32 mil BTC.