Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), respondeu a um inquérito público sobre o que seria necessário para a agência reguladora financeira aprovar um ETF spot de Bitcoin.
Em meio à crescente incerteza e com o mercado ansioso por um impulso, o senador do Tennessee, Bill Hagerty, perguntou ao presidente da SEC, Gary Gensler, “o que a SEC precisa ver para aprovar um ETF spot de Bitcoin”.
Sua pergunta surgiu da ressonante vitória da Grayscale em 29 de agosto em sua ação judicial contra a SEC, quando o tribunal determinou que a negação da proposta de ETF para a Grayscale foi “arbitrária e caprichosa” devido à falha da comissão em explicar por que produtos semelhantes são tratados de maneira diferente.
Gensler então declarou que as recomendações da equipe serão fundamentais para a decisão e que também será avaliado se os emissores atendem aos critérios de proteção contra manipulação, eficácia e proteção ao investidor. Segundo ele, outro aspecto que os comissários podem considerar é a questão dos serviços conflitantes
Nas últimas declarações de Gensler sobre criptomoedas, o presidente da SEC afirmou que a indústria está repleta de fraudes, abusos e conduta imprópria e as recentes declarações aos senadores americanos mostram que as duas derrotas consecutivas da SEC, para a Ripple e para a Grayscale, fizeram o presidente ‘baixar a bola’ em sua perseguição com as criptomoedas.
- Leia também: Vitalik Buterin e o ataque de SIM swap: o que aprendemos sobre segurança em redes sociais
SEC
A equipe da SEC é composta por cinco membros, três democratas (Gary Gensler, Caroline Crenshaw e Jaime Lizárraga) e dois republicanos (Hester Pierce e Mark Uyeda). Isso explica por que o ex-funcionário da SEC, John Reed Stark, afirmou que um republicano assumindo o cargo após as eleições de 2024 seria benéfico para as criptomoedas, pois daria aos republicanos a maioria na comissão.
Sob o regime atual do presidente Joe Biden, os democratas detêm a maioria, com Biden tendo nomeado Gensler.
O mercado de criptomoedas recebeu muito bem a vitória da Grayscale, interpretando-a como um passo mais próximo de uma decisão positiva da comissão. Duas semanas depois, ainda não há uma direção clara ou viés da SEC, com vários registros de decisões atrasadas. As decisões atrasadas incluem pedidos da WisdomTree, Invesco, Valkyrie, Fidelity, VanEck, Bitwise e BlackRock.
Enquanto isso, os olhos do mercado permanecem atentos a cerca de 15 de outubro, quando a comissão poderá fornecer uma decisão conjunta para todos os sete candidatos. Vale mencionar que, com a entrada da Franklin Templeton na campanha de um ETF spot de Bitcoin o patrimônio sob gestão combinado (AUM) das empresas na corrida ultrapassa US$ 16 trilhões, com a BlackRock ostentando impressionantes US$ 9 trilhões.