Publicidade

Reguladores americanos pressionam bancos para ‘dificultar a vida’ de empresas cripto

Por Luciano Rodrigues
Foto: Pixabay

Os reguladores financeiros dos EUA se uniram novamente para pedir que os bancos fiquem atentos as empresas de criptomoedas, uma mensagem velada para que as instituições financeiras aumentem a atenção com as empresas cripto.

“As empresas foram avisadas de que avaliações de risco cuidadosas precisam acontecer, mas a declaração mais recente não está criando novas regras para o mercado, contudo é uma orientação direta e clara”, disseram o Federal Reserve, a Federal Deposit Insurance Company (FDIC) e o Office of the Comptroller of the Currency (OCC).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nova declaração tem como objetivo “lembrar as organizações bancárias de aplicar os princípios de gerenciamento de risco existentes” quando se trata de atividades relacionadas à criptomoedas, o comunicado menciona especificamente as empresas de criptomoedas que fazem uso do sistema bancário tradicional para criar ‘pontes’ entre o mundo cripto e as finanças tradicionais.

Bancos podem voltar a ser problema para exchanges cripto

Os bancos devem considerar a “concentração e interconexão” entre depósitos e potenciais riscos de liquidez. As empresas também são aconselhadas a concluir “devida diligência robusta e monitoramento contínuo” de todas as atividades de empresas de criptomoedas.

Os reguladores disseram que os bancos não devem emprestar depósitos feitos por clientes ligados a criptomoedas e devem reter dinheiro para garantir todos os depósitos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A declaração ocorre depois do caso da FTX e os reguladores temem que outras empresas de criptomoedas possam enfrentar problemas similares e, com isso a medida ajudaria a minimizar as possíveis perdas dos investidores.

Segundo Casey Wagner, não é nenhum segredo que o Congresso e a SEC estão olhando com mais severidade para o setor de criptomoedas, e é apenas uma questão de tempo até que os bancos tenham novas diretrizes.

No Brasil, seguindo a mesma linha, o Banco Central editou uma nova norma para o PIX que afeta diretamente as exchanges de criptomoedas que terão que se adapatar ou perder acesso ao sistema de pagamentos instantâneo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile