Publicidade

Ripple firma parceria com o National Bank of Georgia para digitalizar a economia

Por Clara Ventura
Foto: Dall-e 3

A Ripple, importante empresa do setor de criptomoedas por trás do token XRP, está intensificando sua colaboração com a República da Geórgia. O objetivo é promover a digitalização da economia local em parceria com o Banco Nacional da Geórgia (NBG).

De acordo com o anúncio, essa iniciativa teve como marco uma reunião entre Natia Turnava, governadora em exercício do NBG, e Varlam Ebanoidze, chefe do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia Financeira e de Supervisão do banco, com James Wallis, executivo da Ripple.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O banco central georgiano comunicou sobre o encontro, de forma oficial, em uma publicação no LinkedIn em 8 de junho. Na ocasião, Wallis, que ocupa o cargo de vice-presidente de compromissos com o banco central na Ripple, apresentou às autoridades georgianas Alistair Brown, representante da EPAM Systems, parceira da Ripple.

James Wallis expressou sua satisfação ao retornar a Tbilisi e destacar a parceria com a EPAM Systems, uma empresa de engenharia de software baseada em Newtown, Pensilvânia. A EPAM é conhecida por sua especialização em serviços de engenharia de software, engenharia de plataforma digital e design de produtos digitais. O acrônimo “EPAM” significa “Programação Eficaz para a América”.

Ripple firma parceria com National Bank of Georgia

A reunião focou na exploração de novas formas de cooperação para a digitalização da economia da Geórgia, reforçando a parceria existente entre o NBG e a Ripple. Essa colaboração já havia ocorrido anteriormente, com a Ripple atuando como parceira tecnológica no projeto piloto do CBDC (moeda digital do banco central) do NBG, conhecido como lari digital.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, em setembro de 2023, o NBG anunciou planos para avançar na pesquisa do CBDC. O banco convidou nove empresas, incluindo a Ripple Labs, para participar do projeto do lari digital. Posteriormente, a instituição escolheu a Ripple Labs como parceira tecnológica oficial para o desenvolvimento da moeda digital georgiana.

A Geórgia não é o único país que coopera com a Ripple no desenvolvimento de CBDCs. Afinal, a empresa também esteve envolvida em projetos semelhantes em países como Colômbia, Butão, Palau, Montenegro, entre outros. No final de 2023, a Ripple reforçou seu apoio ao desenvolvimento global de CBDCs, publicando um white paper de 23 páginas. No documento, a empresa destacou a importância dessas moedas digitais para maximizar os impactos positivos da tokenização de ativos, um processo que transforma ativos tangíveis em tokens digitais armazenados na blockchain.

Embora a Ripple e outras empresas estejam promovendo o desenvolvimento de CBDCs, essa iniciativa não está isenta de críticas. Isso porque alguns críticos expressam preocupações sobre possíveis desvantagens, como questões de privacidade e a vigilância governamental associada ao uso dessas moedas digitais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile