Publicidade

Scroll é listada na Binance e provoca discussões sobre centralização

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

O projeto de Layer 2 da Ethereum, Scroll, foi recentemente listado na exchange centralizada Binance, o que gerou um intenso debate na comunidade cripto sobre o impacto dessa decisão na descentralização do projeto.

Anunciada em 11 de outubro, a listagem foi elogiada por seu potencial de crescimento, mas também criticada por ser vista como um alinhamento com entidades centralizadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Para nós, a Binance é mais do que apenas uma listagem, é o melhor canal para atingir a distribuição global, ela abrirá os canais de entrada e saída e nos ajudará a crescer para o próximo estágio, especialmente em mercados emergentes.’, disse Sandy, colaborador principal da Scroll.

Decisão estratégica para crescimento global

Ye Zhang, cofundador da Scroll, explicou que a parceria com a Binance faz parte de uma estratégia maior para expandir o ecossistema da Scroll, especialmente em mercados emergentes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Zhang afirmou que a parceria não se trata de ‘se render a uma CEX’, mas sim de uma decisão estratégica para apoiar o crescimento e facilitar a movimentação de fundos na rede Scroll por meio dos serviços de on-ramp e off-ramp da Binance.

‘Não acho que fazer parceria com a Binance seja ‘ajoelhar-se diante de um CEX para listagem’ – é muito mais do que isso, é uma decisão estratégica para construir uma parceria para crescimento e suporte mais amplo.’, disse Zhang.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Preocupações com a descentralização

Apesar das justificativas de Zhang, alguns membros da comunidade cripto expressaram preocupação com o impacto da parceria na descentralização da Scroll.

Eles questionaram se a aliança com uma exchange centralizada como a Binance pode comprometer os princípios de descentralização do projeto. Outros usuários sugeriram que a Scroll deveria ter sido listada organicamente, sem a necessidade de uma parceria.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile