Publicidade

SEC acusa Nader Al-Naji de enganar investidores do BitClout

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) entrou com uma ação judicial contra Nader Al-Naji, fundador da plataforma BitClout, acusando-o de vender títulos não registrados e enganar investidores sobre a descentralização do projeto.

Al-Naji levantou US$ 257 milhões através do token nativo BTCLT, mas teria utilizado parte significativa desses fundos para gastos pessoais luxuosos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Alegações de uso indevido de fundos

De acordo com a SEC, Al-Naji gastou aproximadamente US$ 7 milhões dos fundos dos investidores em itens de luxo pessoais, incluindo o aluguel de uma mansão em Beverly Hills e presentes em dinheiro para familiares. Essas ações contrariam as promessas feitas aos investidores de que os fundos não seriam usados como compensação para qualquer membro da equipe do BitClout.

A SEC alegou que Al-Naji enganou investidores ao promover o BitClout como um projeto descentralizado, enquanto ele controlava o projeto nos bastidores.

Gurbir S. Grewal, diretor da Divisão de Execução da SEC, afirmou que Al-Naji tentou evitar a regulamentação federal de valores mobiliários e defraudar o público investidor, acreditando erroneamente que fingir ser descentralizado confundiria os reguladores e os impediria de agir contra ele.

💥 10 Criptomoedas Promissoras para ficar de olho !
Dê o Próximo Passo e Invista Agora

A esposa, a mãe e entidades empresariais relacionadas a Al-Naji também foram listadas na ação como rés aliviadas, pois teriam recebido fundos dos investidores.

Impacto e resposta da comunidade

O Escritório do Procurador dos EUA para o Distrito Sul de Nova York também anunciou acusações contra Al-Naji, aumentando a seriedade das alegações.

Jordan e Luke Lintz, fundadores da HighKey Agency, que investe no projeto Decentralized Social (DeSo) de Al-Naji, afirmaram que as alegações da SEC são contra o BitClout e que o tesouro do DeSo permanece intocado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Eles ressaltaram que não sabiam nada sobre a vida pessoal de Al-Naji e não comentaram sobre os supostos reembolsos pessoais a familiares.

Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile