Publicidade

SEC reconhece pedido de ETF à vista de XRP da Bitwise e inicia análise regulatória

Foto: Dall-e 3
  • A SEC reconheceu oficialmente o pedido da Bitwise para um ETF à vista de XRP
  • Uma vez reconhecido, um registro será publicado no Federal Register, iniciando o processo de aprovação da SEC
  • Os analistas James Seyffart e Eric Balchunas, estimam que os ETFs de XRP têm 65% de chances de aprovação

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) reconheceu oficialmente o pedido da Bitwise para um ETF à vista de XRP, apresentado pela Cboe BZX Exchange.

Esse é mais um passo na corrida para a criação de ETFs de criptomoedas, que ganharam força desde a aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum nos EUA. O reconhecimento da SEC abre caminho para uma fase de revisão e comentários públicos antes da decisão final.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Processo regulatório pode durar até 240 dias

A princípio, com o reconhecimento da SEC, o pedido da Bitwise terá publicação no Federal Register, iniciando um período de 21 dias para comentários públicos. Após essa etapa, a SEC poderá optar por aprovar, rejeitar ou abrir investigações adicionais sobre o ETF.

O processo regulatório para ETFs de criptomoedas segue um padrão rigoroso. De acordo com o registro, o pedido da Bitwise inclui um mecanismo para mitigar riscos de manipulação, como a obtenção de preços do XRP apenas em plataformas regulamentadas nos EUA.

Além disso, o fundo adota um sistema de criação e resgate de cotas, semelhante ao dos ETFs de Bitcoin e Ethereum já aprovados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Analistas da Bloomberg, James Seyffart e Eric Balchunas, estimam que os ETFs de XRP têm 65% de chances de aprovação. Logo, um índice até positivo para um novo ativo digital. No entanto, especialistas alertam que o mercado precisa de demanda institucional sólida para evitar que a introdução de novos ETFs cause instabilidade.

Interesse crescente em ETFs cripto impulsiona mercado

O reconhecimento da SEC ao ETF da Bitwise segue a mesma linha dos pedidos da 21Shares e Grayscale, que aguardam uma resposta final do órgão regulador. Em contrapartida, os pedidos da WisdomTree e Canary Capital ainda não foram reconhecidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A crescente aceitação de ETFs de criptomoedas se intensificou com a nova postura da administração de Trump, buscando um ambiente mais favorável ao setor cripto. Além do XRP, há discussões sobre a possibilidade de ETFs de Solana e Litecoin, acompanhando o sucesso dos produtos baseados em Bitcoin e Ethereum.

Apesar do otimismo, especialistas alertam que tokens com menor volume de negociação podem enfrentar maior volatilidade, o que pode dificultar a adoção de ETFs por investidores institucionais. A decisão final da SEC sobre o ETF da Bitwise pode levar até 240 dias.

Compartilhe este artigo
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile