Publicidade

Stacks se prepara para lançar o sBTC, trazendo uma nova era de DeFi para o Bitcoin

Por Carlos Schuabb
Imagem: Dall-e

A Stacks, plataforma que visa escalar o Bitcoin para novas aplicações descentralizadas, está prestes a introduzir o sBTC, um ativo de Bitcoin ‘descentralizado’, projetado para integrar o Bitcoin com aplicativos DeFi.

O fundador da Stacks, Muneeb Ali, anunciou que o lançamento deve ocorrer em dezembro deste ano, com uma série de melhorias previstas para janeiro de 2024 e nos meses seguintes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘O início de dezembro é a meta e isso parece estar no caminho certo para o sBTC v1, com mais atualizações chegando em janeiro e em diante’, escreveu Ali.

O sBTC é descrito como o primeiro sistema de ‘pegging’ bidirecional totalmente descentralizado para o Bitcoin, permitindo transações programáveis e ampliando as possibilidades de uso do ativo em aplicações descentralizadas sem a necessidade de custodiante centralizado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

sBTC: uma alternativa descentralizada ao wBTC

O sBTC tem a proposta de ser uma alternativa ao wBTC (Wrapped Bitcoin), que atualmente domina o mercado de Bitcoin tokenizado em blockchains que não são do próprio Bitcoin.

Enquanto o wBTC exige um custodiante centralizado, o sBTC operará de forma permissionless, com uma rede de participantes que gerenciam a funcionalidade do ‘peg’ (paridade) sem intermediários.

Ali destacou que, ao contrário do wBTC, o sBTC foi desenvolvido em consonância com a filosofia de descentralização do Bitcoin, fornecendo maior autonomia e segurança aos usuários.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Expansão do Bitcoin para o DeFi com Stacks Layer 2

A introdução do sBTC marca um passo significativo na integração do Bitcoin ao ecossistema DeFi, aumentando o alcance do ativo além de suas funções tradicionais de reserva de valor.

Utilizando o protocolo Layer 2 da Stacks, o Bitcoin poderá participar de transações programadas e complexas em redes descentralizadas, o que, segundo Ali, ‘torna o capital em Bitcoin mais produtivo e valorizado’.

Este desenvolvimento demonstra um avanço na funcionalidade de redes secundárias como a Stacks, ampliando o escopo e o valor do Bitcoin como um ativo DeFi.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile