A Starknet, uma das principais plataformas de camada 2 da Ethereum, está prestes a lançar atualizações destinadas a uma drástica redução nas taxas de transação, juntamente com a aguardada atualização Dencun da Ethereum.
Anunciado em 12 de março, a Starknet lançará uma série de medidas para reduzir as taxas de transação em paralelo com a atualização Dencun do Ethereum, programada para 13 de março, através da sua versão 0.13.1. De acordo com a Fundação Starknet, a nova versão irá “reduzir drasticamente” as taxas de transação na rede. Além disso, diminuirá os custos associados à disponibilidade de dados, custos fixos e custos marginais das transações Starknet.
Estima-se que essas atualizações dobrarão as economias de taxas esperadas com o Dencun. Embora nem todas as otimizações de taxas devam ocorrer 13 de março, a Fundação Starknet planeja começar a subsidiar a diferença entre as taxas atuais e os preços esperados assim que todas as atualizações forem implementadas no futuro.
Eli Ben-Sasson, CEO da StarkWare, explicou:
“Para reduzir as taxas de uso ainda mais rapidamente, a Fundação Starknet está lançando seu esforço inicial de redução de taxas. O objetivo é implementar os resultados antecipados dessa visão de longo prazo o mais cedo possível.”
- Leia também: Tether prepara lançamento de USDT na blockchain Celo
Fundação Starknet fornecerá tokens
Como parte deste programa, a Fundação fornecerá tokens para ajustar as taxas de transação para corresponder às estimativas conservadoras de futuras taxas de rede.
Essas medidas seguem os recentes esforços da Starknet, que já resultaram em uma redução de 50% nos custos de computação e uma queda de 25% nos custos de disponibilidade de dados com o lançamento de sua atualização v0.13.0 em janeiro.
A Starknet é atualmente a quinta maior rede de camada 2. A plataforma tem um valor total bloqueado (TVL) de US$ 1,66 bilhão, conforme relatado pela L2beat.
A atualização Dencun atrai grande expectativa devido à sua promessa de reduzir significativamente as taxas associadas às transações na Camada 2. A principal proposta de melhoria do Ethereum incluída no Dencun, EIP-4844 ou proto-danksharding, visa melhorar drasticamente a disponibilidade de dados. A solução substituirá o calldata com uso intensivo de gás por objetos grandes (blobs), que não competem com as transações Ethereum por gás.
Diego Oliva, CEO da Fundação Starknet, afirmou que os usuários da Starknet devem experimentar uma maior redução de taxas após o Dencun do que em qualquer outra Camada 2. Isso devido à proporção mais alta de custos de disponibilidade de dados.
De acordo com dados do IntoTheBlock, os swaps de câmbio descentralizados em Arbitrum e Optimism, os dois maiores Layer 2s, devem cair 80% após o Dencun.
Além disso, a atualização da versão 0.13.1 incluirá medidas para reforçar a eficiência do provador compartilhado da Starknet, SHARP, que utiliza prova recursiva para agregar múltiplas provas em lotes chamados “trens”.