Publicidade

StarkWare anuncia fundo de US$ 1 milhão para escalar Bitcoin com tecnologia ZK

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

A StarkWare, empresa de tecnologia de blockchain, anunciou a criação de um fundo de pesquisa de US$ 1 milhão para desenvolver soluções de escalabilidade usando tecnologia de conhecimento zero (ZK) para o Bitcoin.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A iniciativa visa aprimorar a capacidade do Bitcoin e do Ethereum, utilizando a criptografia STARK, para suportar transações em massa e micropagamentos, alinhando-se à visão de Satoshi Nakamoto para uma economia global inclusiva.

Implementação da tecnologia ZK

A proposta técnica conhecida como OP_CAT está sendo avaliada pela comunidade Bitcoin. Se aprovada, permitirá a implementação da escalabilidade STARK na blockchain do BTC.

Eli Ben-Sasson, CEO da StarkWare, destacou que a tecnologia ZK pode transformar o Bitcoin, tornando-o mais robusto e capaz de lidar com uma escala massiva de transações, enquanto mantém seus valores fundamentais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘A Starknet se tornará a primeira rede a liquidar simultaneamente Bitcoin e Ethereum e escalar o Bitcoin para muitos milhares de transações por segundo. Isso acontecerá dentro de seis meses após a potencial atualização do Bitcoin, OP_CAT’, disse Eli Ben-Sasson.

‘StarkWare é frequentemente confundido com um Ethereum maxi, embora na verdade estejamos escalando maxis’, acrescentou Ben-Sasson.

O dimensionamento do Bitcoin é algo que tem sido discutido internamente na StarkWare há muito tempo, de acordo com a equipe, com Ben-Sasson dando uma palestra sobre o dimensionamento do STARK em uma conferência Bitcoin em 2013.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Impacto esperado e próximos passos

A StarkWare planeja testar e implantar a tecnologia ZK para o Bitcoin dentro de seis meses após a aprovação do OP_CAT. A empresa já demonstrou sua capacidade com o lançamento do StarkEx no Ethereum, considerado um avanço significativo.

Além disso, a introdução do novo framework ZKThreads visa prevenir bloqueios de fundos e melhorar a escalabilidade de aplicativos descentralizados, evitando colapsos semelhantes ao da FTX-Alameda.

Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile