O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para a criação de um grupo de trabalho presidencial voltado para os mercados de ativos digitais.
O objetivo principal é desenvolver uma estrutura regulatória para ativos digitais, como stablecoins, e avaliar a viabilidade de uma reserva estratégica nacional de criptomoedas, incluindo Bitcoin e outros ativos digitais de relevância estratégica.
Grupo de trabalho e planos estratégicos
A ordem executiva estabelece o ‘Grupo de Trabalho Presidencial para Mercados de Ativos Digitais’, liderado por David Sacks, conhecido como ‘czar das criptomoedas’ escolhido por Trump. O grupo conta também com o apoio do novo secretário do Tesouro, Scott Bessent, que já expressou seu entusiasmo com o potencial das criptomoedas.
🚨NEW per my @FoxBusiness colleague @EdwardLawrence: The #crypto executive order has officially been signed.
Here are the details:
📌The Executive Order establishes the Presidential Working Group on Digital Asset Markets to strengthen U.S. leadership in digital finance.
📌The…
— Eleanor Terrett (@EleanorTerrett) January 23, 2025
Entre as metas do grupo, está a criação de uma reserva nacional que pode incluir Bitcoin, além de stablecoins e outros ativos digitais, como USDC, Solana (SOL) e XRP.
Esta iniciativa reflete a abordagem ‘América Primeiro’ de Trump e pode transformar os EUA em um grande acumulador de ativos digitais estratégicos. Atualmente, o governo já detém 198.109 BTC, apreendidos em casos de atividades ilegais.
Debate sobre reserva estratégica e impactos no mercado
A proposta de uma reserva nacional de Bitcoin gerou especulações sobre como seria financiada e gerida. Alguns analistas sugerem que fundos confiscados em operações contra crimes cibernéticos poderiam ser usados, enquanto outros defendem que o governo faça aquisições adicionais no mercado para reforçar sua posição.
A decisão vem após um aumento significativo no preço do Bitcoin, que alcançou recordes de mais de US$ 109.000 em janeiro. A senadora Cynthia Lummis, uma defensora da criptomoeda, também foi eleita presidente do Subcomitê Bancário do Senado sobre Ativos Digitais no início do dia.
A expectativa gerada pela ordem executiva e os rumores de uma possível adoção mais ampla de criptomoedas como parte da estratégia financeira nacional têm influenciado diretamente o mercado cripto.
Os comerciantes de criptomoedas nas redes sociais estavam aguardando ansiosamente as ordens executivas. Em particular, eles esperavam pelo anúncio de uma Reserva Estratégica de Bitcoin (SBR) nacional.
No entanto, Lummis esclareceu no X ‘lembre-se de codificar um SBR, precisamos de maiorias em ambas as casas. Faça amigos onde puder.’
There is a BIG lift ahead. It will require consensus building and loud voices.
So get loud but remember to codify an SBR we need majorities in both houses. Make friends where you can. https://t.co/tnBi2npiuI
— Cynthia Lummis 🦬 (@CynthiaMLummis) January 23, 2025
A medida também inclui disposições para bloquear a criação de uma moeda digital do banco central (CBDC), um movimento que, segundo especialistas, reflete as prioridades de Trump em manter a descentralização e a independência das criptomoedas em relação ao governo federal.