A Base network, uma das principais redes de criptomoedas, teve um aumento significativo em seu Total Value Locked (TVL) nas últimas semanas. De acordo com dados do L2Beat, o TVL da Base network atingiu a marca de US$ 557 milhões, marcando um aumento notável em relação à semana anterior.
Esse crescimento impressionante pode ser atribuído principalmente à emissão da stablecoin nativa USDC na rede, que registrou um aumento de impressionantes 472%.
Um dos eventos que contribuíram para esse aumento foi a entrada da Backed Finance na rede Base, com a tokenização do fundo negociado em bolsa (ETF) da Blackrock. Essa iniciativa trouxe uma nova dimensão de atividade para a Base network.
O aumento de mais de 25% no TVL da Base network nas últimas sete dias a coloca novamente como líder entre as redes Ethereum Layer 2, superando concorrentes como zkSync Era. A zkSync Era, que utiliza a tecnologia de Provas de Conhecimento Zero para verificação, agora registra um TVL de US$ 436 milhões, após uma queda de 8% em seu TVL.
A Base network, que está atualmente na Fase 0 em termos de maturidade de recursos, testemunhou uma grande emissão de tokens USDC nativos. A stablecoin emitida pela Circle viu um aumento de mais de 470%, com a emissão ultrapassando 159 milhões na segunda-feira. Isso representa uma trajetória promissora para o TVL da Base, após um problema técnico significativo em 5 de setembro, que durou 43 minutos.
Coinbase
Em setembro, uma tendência semelhante foi observada logo após o lançamento da Friend.tech na Base. Além disso, a Base, um Optimistic Rollup incubado pela Coinbase, introduziu recentemente seu primeiro tokenizado de segurança. A Backed Finance, conhecida por tokenizar ativos do mundo real, emitiu o token bIB01, que representa o ETF de títulos iShares da BlackRock na Base.
Embora a Base esteja ganhando força com essas iniciativas, o número de usuários ativos diários teve uma queda recente, caindo para 49.662 no domingo, após atingir 68.957 no sábado, de acordo com a DUNE analytics. Essa queda ocorre após um período em que a Base manteve consistentemente mais de 100.000 usuários ativos diários na maior parte de agosto, até mesmo ultrapassando 145.000 usuários ativos diários em 21 de agosto.
Embora o crescimento do TVL da Base seja um indicador positivo, ele está principalmente ligado à emissão de USDC, o que pode não ser sustentável a longo prazo. A recente queda no número de usuários ativos diários levanta questões sobre a capacidade da rede de manter sua base de usuários a longo prazo.