Publicidade

Uniswap reajusta taxas e eleva custos para usuários em sua interface

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

Uniswap Labs anunciou um aumento na taxa de troca (swap fee) de 0,15% para 0,25% para todas as transações realizadas através de sua interface, com exceção de algumas operações com stablecoins e transações de ‘embrulho’ entre ETH e WETH.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A alteração, efetivada em 10 de abril, ocorre horas após o fundador da Uniswap, Hayden Adams, revelar que a empresa recebeu uma notificação de Wells da SEC, indicando um processo iminente.

Este aumento é significativo, pois impacta diretamente os usuários da plataforma, elevando os custos operacionais para a maioria das trocas.

Exceções e alternativas

Algumas transações específicas permanecem isentas da nova taxa de swap, como as trocas de stablecoins baseadas na mesma moeda subjacente e as conversões entre ETH e WETH.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, os usuários têm a opção de evitar a taxa utilizando interfaces alternativas para acessar o protocolo Uniswap, além da desenvolvida pela Uniswap Labs. Essa flexibilidade permite que os usuários escolham a melhor forma de interagir com o protocolo, dependendo de suas necessidades e preferências de custo.

Impacto no mercado e na comunidade

O aumento da taxa de swap por Uniswap Labs gerou discussões na comunidade sobre as implicações de custos mais altos para os traders e o impacto potencial no volume de negociação.

Enquanto a empresa justifica a mudança como necessária para sustentar o desenvolvimento e manutenção da plataforma, a comunidade está atenta às possíveis consequências, como a redução da liquidez ou a migração de usuários para plataformas concorrentes com taxas mais baixas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Uniswap Labs é como uma loja de desenvolvimento de software. Fizemos parte do desenvolvimento central do protocolo’, disse Adams em entrevista ao Bankless. ‘Além disso, você sabe, também construímos uma interface para o protocolo que executamos. Mas muitas, muitas outras pessoas fizeram o mesmo.’

Este evento destaca a complexidade do ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) e a necessidade de equilibrar os custos operacionais com a manutenção de uma base de usuários ativa e engajada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile