Publicidade

Vitalik Buterin fala sobre aspectos de melhorias para a escalabilidade da rede Ethereum

Por Jorge Siufi
Foto: Yayimages

O cofundador da rede Ethereum, Vitalik Buterin, publicou um artigo em seu blog onde falou sobre ‘algumas experiências pessoais do usuário’.

Dentre os assuntos, relatou casos de problemas ao pagar com criptoativos e abordou a necessidade de aceleração do dimensionamento da rede Ethereum.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Buterin comentou sobre as diversas situações do mercado e apresentou algumas lições aprendidas.

Acessibilidade ao usuário

Buterin disse que ao tentar fazer pagamentos com criptoativos em duas oportunidades, uma em 2013 e outra em 2021, teve problemas.

Em 2013 o problema foi a conexão com a internet, e em 2021 foi uma limitação de valor mínimo para depósito em uma exchange.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Devido a isto relacionou a necessidade de que o sistema como um todo seja aprimorado para otimizar os pagamentos com criptoativos.

Para Buterin, as limitações do mercado cripto prejudicam a ‘experiência do usuário’ o que faz com que este busque soluções centralizadas.

‘Juntamente com a questão importantíssima das altas taxas de transação devido ao dimensionamento ainda não totalmente resolvido, a experiência do usuário é uma das principais razões pelas quais muitos usuários do Ethereum, especialmente no Sul Global, geralmente optam por soluções centralizadas em vez de alternativas descentralizadas’.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Velocidade de Transação

Buterin falou que a experiência do usuário ‘deu grandes passos ao longo dos anos’, citando a melhoria na velocidade da transação, mas ressaltou que ‘ainda é preciso fazer mais’.

Outro problema significativo, disse, é o tempo nem sempre previsível para confirmar as transações.

Embora a rede da segunda maior criptomoeda tenha se tornado visivelmente mais rápida após a EIP-1559, ainda há atrasos perceptíveis na confirmação das transações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Merge melhorou ainda mais as coisas ao estabilizar os tempos de bloco’, acrescentou Buterin.

‘Muitas vezes demorei surpreendentemente para processar depois de confirmar uma transação no blockchain e confirmá-la do lado do serviço. Às vezes, eu ficava realmente preocupado com a existência de falhas e problemas no sistema de pagamento’, disse.

Taxas

Buterin falou sobre experiência com carteiras, navegador, protocolos scams, disponibilidade de carteiras em aplicativos, e sobre as taxas da rede, entre outras coisas pontuais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Precisamos de interfaces de usuário simples e convenientes. Em geral, muitos usuários nem sabem o que é um limite de gás. Portanto, os desenvolvedores precisam definir melhor os valores padrão’, enfatizou o cofundador da Ethereum.

No mercado de alta em 2021 a taxa base de transação da rede Ethereum chegou a cerca de US$20 dólares, e transações prioritárias já pagaram taxas extremamente altas.

Sobre isso Buterin disse: ‘Claro, há o problema primordial das altas taxas de transação, pois o problema de dimensionamento ainda não foi resolvido’.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile