Publicidade

Vitalik Buterin quer tornar o Ethereum mais barato com criação de 3 tipos de gas

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum, apresentou uma nova Proposta de Melhoria do Ethereum, a EIP-7706, que visa introduzir um modelo inovador de gas para reduzir os custos das transações na rede Ethereum.

A proposta de Buterin sugere a criação de um terceiro tipo de gas exclusivamente para o calldata das transações, o que pode revolucionar a forma como os custos de transação são calculados e, potencialmente, tornar o uso do Ethereum mais acessível.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atualmente, as transações baseadas em Ethereum envolvem dois tipos principais de taxas de gas: uma para a execução da transação, que cobre o esforço computacional necessário, e outra para o armazenamento de dados, conhecidos como “blobs”. A proposta de Buterin introduz um terceiro tipo de gas dedicado ao calldata, que é a parte de uma transação que contém os dados transmitidos para contratos inteligentes.

A implementação dessa nova categoria de gas significa que a blockchain Ethereum alocará uma cobrança específica para os dados transferidos durante as transações, separada dos custos de execução do código do contrato ou armazenamento de dados.

Isso permitirá que a rede ajuste os preços de transmissão de dados de maneira independente, visando reduzir as taxas de transação para operações que são ricas em dados, mas não necessariamente intensivas em termos computacionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ethereum

O novo modelo de gas proposto adicionará um tipo de transação que fornece max_basefee e priority_fee como vetores, oferecendo valores para o gas de execução, gas de blob e gas de calldata. Atualmente, o ajuste da taxa base utiliza mecanismos separados para o custo de execução da transação e armazenamento de dados na forma de blobs. No entanto, com a introdução do terceiro tipo de taxa de gas, Buterin sugere que a rede Ethereum adote uma abordagem comum para todos os três tipos de taxas de gas, utilizando um modelo dinâmico que modifique as taxas simultaneamente.

Segundo Buterin, ao implementar uma taxa de gas separada para o calldata, o “tamanho teórico máximo de calldata de um bloco seria grandemente reduzido, enquanto a análise econômica básica sugere que, em média, o calldata se tornaria consideravelmente mais barato”.

A rede Ethereum tem enfrentado problemas com taxas de gas elevadas há anos, apesar de a principal motivação para a transição de um mecanismo de consenso proof-of-work para proof-of-stake ter sido a maior escalabilidade e menores custos. No entanto, as mudanças ainda não melhoraram a escalabilidade da rede conforme prometido, com Propostas de Melhoria do Ethereum (EIPs) subsequentes ajudando a rede.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile