- Este pode ser um bom momento para compra de altcoins, segundo análise
- Estratégia de DCA pode ser favorável no cenário atual de baixa
- Especialistas apontam que próxima altseason será diferente dos ciclos anteriores
O mercado de altcoins permanece em correção, com a maioria dos ativos alternativos registrando quedas diárias. No entanto, segundo o analista Darkfost, da CryptoQuant, este pode ser o momento ideal para investidores iniciarem uma estratégia de Dollar-Cost Averaging (DCA), diante da sinalização de uma zona de compra identificada em indicador de volume de negociação.

De acordo com o analista, o gráfico Aggregated Altcoin Trading Volume for Stablecoin Quote Pairs, que compara a média móvel de 30 dias do volume agregado de negociação de altcoins em pares com stablecoins à média anual, está abaixo da média de 12 meses. Esse comportamento indica uma possível zona de compra para altcoins com perspectiva de médio prazo.
Bom momento para compra de altcoins
A estratégia de DCA consiste na aplicação periódica de um valor fixo em um ativo, independentemente do seu preço no momento da compra. Isso dilui o risco de volatilidade e pode gerar um custo médio mais baixo por unidade adquirida. Afinal, o investidor compra mais unidades quando os preços estão baixos e menos quando estão altos.
Darkfost destacou que a última vez que a métrica atingiu os níveis atuais foi em setembro de 2023. Aquele período marcou o fim do mercado de baixa. Segundo ele, esse tipo de sinal já indicou boas oportunidades de entrada no passado, mesmo que o movimento de alta não ocorra de forma imediata.
Apesar do contexto macroeconômico adverso, impulsionado por tensões comerciais e incertezas regulatórias, analistas ainda projetam o início de uma nova temporada de valorização das altcoins — a chamada altseason. No entanto, especialistas acreditam que o comportamento do mercado nesta fase do ciclo será distinto de ciclos anteriores.
O CEO da CryptoQuant, Ki Young Ju, afirmou recentemente que a altseason já começou. Contudo, neste ciclo, o movimento não será impulsionado por uma migração direta de capital do Bitcoin para as altcoins. Segundo ele, o indicador-chave será o volume de negociação dos ativos alternativos, e não a dominância do BTC no mercado.
A análise de Darkfost, portanto, sugere que o atual momento pode ser estratégico para quem pretende se posicionar em altcoins com foco no médio prazo, especialmente à medida que os mercados buscam estabilização e novas tendências se desenham.