Publicidade

X/Twitter suspende conta que permitia aos usuários lançar memecoins

Por Clara Ventura
Foto: Dall-e 3

A plataforma de mídia social X (antigo Twitter), de Elon Musk, suspendeu uma conta que permitia aos usuários criar memecoins com uma única postagem. A conta, chamada “makenowmeme”, que contava com 15.000 seguidores, foi desativada em 2 de agosto por supostamente violar as regras da plataforma.

De acordo com as informações divulgadas, os supostos proprietários da conta estão tentando reativá-la. Enquanto isso, a criação de novas memecoins está temporariamente suspensa. O sistema oferecia um método para que os usuários criassem tokens utilizando um formato específico em suas postagens. Para isso, era necessário incluir um ticker com o nome do token, uma descrição e marcar @makenowmeme, com a opção de adicionar uma imagem ou vídeo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A plataforma explicava que, após a compra de um número suficiente de tokens através de uma curva de ligação, a liquidez era depositada na exchange descentralizada Raydium, na rede Solana, e então queimada. Esse mecanismo é semelhante ao gerador de memecoins pump.fun, também baseado na Solana.

Lançamento de memecoins

De acordo com o site de memecoins, o token mais popular, chamado “Dogs”, alcançou uma capitalização de mercado de US$ 184.000. A plataforma também oferecia airdrops de tokens MNM quando os memecoins atingiam certos marcos de capitalização e volume de mercado. De acordo com a Lookonchain, os traders envolvidos na negociação desses memecoins já obtiveram lucros consideráveis.

Um trader, por exemplo, ganhou 4.721 SOL, equivalente a cerca de US$ 800.000, com um token chamado CTO, em apenas uma hora. Esse trader comprou 257 milhões de memecoin CTO por 50 SOL e vendeu 228 milhões de CTO por 4.771 SOL, obtendo um lucro de 4.721 SOL, conforme relatado pela plataforma de análise on-chain em 1º de agosto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Até mesmo Alex Svanevik, CEO da plataforma de análise on-chain Nansen, entrou na onda, lançando um memecoin chamado IQ no “makenowmeme” em 31 de julho. Na ocasião, Svanevik afirmou que estava “testando uma tecnologia desenvolvida por um amigo” e alertou seus seguidores para não entrarem de forma precipitada.

Os preços e a capitalização de mercado da memecoin IQ dispararam no dia do lançamento, conforme relatado pela DEXScreener.

Compartilhe este artigo
Siga:
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile