O token XRP da Ripple atingiu um valor de US$ 0,65 nesta quarta-feira (31), o maior preço em quatro meses, registrando a melhor performance mensal deste ano.
De acordo com dados do CoinGecko, o preço do XRP aumentou cerca de 36% no último mês, tornando-se o criptoativo de grande capitalização com melhor desempenho em julho. O XRP superou, por exemplo, a Solana e outros ativos digitais de destaque.
Analistas de mercado atribuem essa ascensão ao crescente interesse de investidores de varejo e de grandes baleias no ativo digital.
De acordo com o CoinGecko, o volume de negociação do XRP disparou 165%, alcançando US$ 2,5 bilhões nas últimas 24 horas. As exchanges sul-coreanas Upbit e Bithumb contribuíram com cerca de 15% desse volume.
Além disso, a empresa de inteligência blockchain Santiment relatou um aumento significativo nas carteiras que possuem pelo menos 10.000 XRP nas últimas cinco semanas. Elas atingiram um recorde de seis meses de 279.400 endereços. A empresa observou que a correlação entre essas grandes carteiras e o valor de mercado do XRP tem sido evidente ao longo de 2024.
XRP sobe: Possível acordo com a SEC?
Há também especulações sobre um possível acordo entre a Ripple e a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
A SEC deve realizar uma reunião a portas fechadas em 1º de agosto. Isso gerou especulações de que pode discutir um acordo com a Ripple. No entanto, o site do regulador não indicou que a reunião envolveria a empresa de criptomoedas ou seu token XRP.
Ainda assim, muitos na comunidade XRP acreditam que isso indica um acordo iminente entre as duas entidades. Afinal, a agenda da reunião inclui tópicos como a instituição e liquidação de ações e procedimentos administrativos.
Além disso, alguns analistas apontaram que a relutância da SEC em tomar uma decisão judicial sobre o status de tokens, como Solana, em seu caso contra a Binance, pode fortalecer a defesa da Ripple contra a reivindicação da SEC sobre o XRP como um valor mobiliário.
No ano passado, a juíza Analisa Torres decidiu que as vendas programáticas do XRP ao público não constituem uma oferta ou venda de um contrato de investimento. No entanto, ela também decidiu que as vendas institucionais do token violaram a lei federal de valores mobiliários.
Desde então, o regulador financeiro tem buscado penalizar severamente a empresa de criptomoedas por essas violações.
O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, criticou a SEC por suas práticas regulatórias inconsistentes e regras ambíguas. Ele comentou:
“O presidente Gensler testemunha que as regras são claras, mas sua SEC não consegue entendê-las e as aplica de forma arbitrária, gerando mais confusão na indústria.”