Publicidade

95% dos day traders perdem dinheiro com Bitcoin

Por Bruna Grybogi

Existe uma estatística muito conhecida na comunidade financeira de que 95% dos traders perdem dinheiro. Mesmo assim, inúmeras pessoas inteligentes são atraídas para esta profissão.

Principais fatores

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Há inúmeras situações que atraem as pessoas a desejarem operar como traders. Trabalhar em casa, comodidade, fazer seu próprio horário, e a principal delas, a mais procurada e compartilhada, a promessa de ganhar dinheiro fácil.

Porém, na maioria dos casos, o que ocorre é sempre uma perda de dinheiro, saúde e convívio social. A variação diária de preços atrelada a possibilidade de ganho em pequenas porcentagens, causa no trader uma dependência em visualizar gráficos quase que minuto a minuto procurando tendências que o ajude a lucrar. 

Fatores comuns

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Algumas estatísticas do portal Tradeciety, mostram que:

  • 80% de todos os day traders desistem nos primeiros dois anos;
  • Entre todos os day traders, quase 40% negociam por dia por apenas um mês;
  • Em três anos, apenas 13% continuam. Após cinco anos, apenas 7% permanecem;
  • O investidor individual médio apresenta desempenho inferior a um índice de mercado em 1,5% ao ano;
  • Os traders ativos apresentam desempenho abaixo de 6,5% ao ano;
  • Os traders com um histórico negativo de até 10 anos continuam fazendo trading;

O último ponto sugere que os operadores do dia continuam negociando quando recebem um sinal negativo em relação à sua capacidade.

Surpreendente. Quase todos perdem, perdem rápido, perdem o desempenho de investimentos simples e irracionais e continuam negociando mesmo depois de se mostrarem inúteis. Por quê?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A verdade é que a maioria dos possíveis traders está lamentavelmente despreparada para o desafio à frente e aprende muitas lições difíceis com seu dinheiro real. Eles subestimam os desafios psicológicos da negociação e não conseguem eliminar a emoção de seus negócios.

Eles não negociam com um sistema definido. Quando eles têm um sistema definido, costumam negociar fora de suas próprias regras estabelecidas. Todas essas são razões óbvias.

A teoria do reforço

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma razão menos notável pela qual os traders falham seja o princípio da “teoria do reforço”. Esse conceito também explica por que eles continuam negociando, mesmo depois de falhar repetidamente. Conforme definido pela Investopedia, “Teoria do Reforço” é:

“Usando eventos arbitrários para qualificar (ou desqualificar) uma hipótese ou idéia; atribuir habilidade ou falta de habilidade a um resultado de natureza não sistemática; encontrar apoio para comportamentos positivos ou negativos a partir de resultados de natureza inconsistente – como os mercados financeiros.”

O mercado tende a recompensar maus hábitos, ao mesmo tempo em que pune comportamentos positivos, principalmente com um pequeno conjunto de amostras. Veja um exemplo na prática, publicado pela Cointelegraph:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Bob quer deixar seu emprego e se tornar um trader de criptomoedas. Ele reserva um pouco de capital inicial, acompanha os mercados e os “grandes nomes” no twitter. Ele os vê conversando sobre uma altcoin, abre o gráfico e vê que o preço está subindo rapidamente. Ele compra, vai tomar banho, retorna e vende com lucro rápido. Ele faz isso de novo antes do almoço e reúne alguns negócios bem-sucedidos. Bob começa a se sentir confiante de que é um profissional talentoso.”

Então, qual é o problema? Bob está negociando sem um sistema ou plano e está sendo enganado ao acreditar que um resultado bem-sucedido em algumas operações aleatórias é indicativo de provável sucesso no futuro. O mercado recompensou seu mau comportamento. Sabemos como essa história termina – Bob continua a fazer negócios impulsivos e acaba perdendo seu capital.

Há um outro lado dessa moeda. Digamos que Bob aprenda sua lição e gaste meses desenvolvendo um plano de negociação, gerenciamento de riscos, alocações de portfólio e regras de negociação.

Ele identifica uma oportunidade de negociação que se encaixa, aceita a entrada perfeita e… para de negociar. Ele tenta novamente. E de novo. Ele perde 7 vezes seguidas. O mercado está punindo Bob por seu bom comportamento. Bob começa a duvidar de seu sistema e assume uma negociação de alto risco que viola seu sistema – e é bem-sucedido. Para sua surpresa, ele tenta isso pela segunda vez e também ganha dinheiro. Agora, Bob está de volta à estaca zero, negociando sem um sistema, porque o mercado recompensou seu mau comportamento.

Por meio de reforços aleatórios, o mercado re-condicionou a maneira como Bob aborda a negociação, distraindo-o para longe de seu plano de negociação. Ele se permitiu ser manipulado em uma abordagem de negociação impulsiva e de alto risco.

Habilidade x sorte

O conceito de reforço nunca foi tão evidente quanto na bolha de 2017. Durante aquela época, era fácil confundir sorte com habilidade.

Entender que os mercados são dinâmicos e estão em constante fluxo é a chave para ser lucrativo. Um profissional deve aprender a determinar quando uma certa série de perdas ou lucros pode ser atribuída à sua habilidade e quando é aleatória. Isso é feito negociando com um plano definido por um longo período de tempo.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile