A exchange norte-americana de criptoativos, Coinbase, passou a permitir que seus usuários convertam sem taxa a stablecoin tether (USDT) para a stablecoin da Circle, o USDC.
Depois da Binance excluir três pares de stablecoins de sua plataforma de negociações, agora é a vez da Coinbase se voltar a um token estável em detrimento a outro
A Coinbase anunciou e instou seus usuários a mudarem suas stablecoins USDT para USDC.
O motivo é a alegação de que o USDC é mais confiável e exclusivo.
A Coinbase disse que os eventos das últimas semanas colocaram algumas stablecoins à prova, e os usuários começaram a procurar um substituto para seus criptoativos habituais.
Segundo a Coinbase o USDC é uma alternativa confiável, e é a única stablecoin 100% respaldada por moeda fiduciária e títulos do Tesouro dos Estados Unidos de curto prazo.
Também porque alegou que seus fundos de reserva são mantidos em instituições financeiras regulamentadas pelo governo.
“Nossos clientes exigem transparência. O USDC é certificado mensalmente por uma das maiores empresas de auditoria da América, a Grant Thornton. Os detentores de moedas ganham até 1,5% ao ano usando seus ativos em USDC”, disse a Coinbase.
Vale lembrar que o USDT é considerado por muitos como sendo uma stablecoin não confiável, apesar de sua ampla abrangência no mercado cripto.
Este problema se arrasta desde que a empresa Tether se recusou a mostrar as suas provas de reserva, e mesmo depois que passou a fazê-lo as auditorias não traziam confiança, e os fundos aplicados como lastro de sua paridade 1:1 com o dólar que deveriam ser em sua totalidade em dólar americano, conforme descrito em seus White Paper, pelo contrário, é a menor parte de suas reservas.