A Coreia do Sul está construindo um sistema de identificação digital pessoal protegida por blockchain.
Já era ficar mostrando documento. A sua identidade pode estar em seu smartphone
As autoridades sul-coreanas estão trabalhando em um projeto de identidade digital que englobará cerca de 45 milhões de pessoas nos próximos dois anos.
A aposta em criar um cartão de identidade digital em blockchain é uma tendência das novas tecnologias para a segurança e descentralização.
Suh Bo Ram, chefe do Escritório de Tecnologia Digital da Coreia do Sul disse que o cartão de identidade eletrônico introduz uma verificação on-line que mudará o conceito da economia digital.
A tecnologia auxiliará nos processos de verificação on line de documentos e registros de pessoas, e as informações serão armazenadas em blockchain supostamente descentralizada, conforme anunciaram as autoridades.
Ram disse que os empregos informais e os trabalhos em home office estão em crescimento, e a utilização da blockchain como tecnologia de verificação digital trará forte desenvolvimento à economia.
A Coreia do Sul pretende movimentar com isso cerca de US$ 4,2 bilhões de dólares por ano, algo em torno de 3% do PIB do país.
Ram também falou sobre a segurança da proteção dos dados individuais e da estimativa de usabilidades do programa e da carteira de identidade digital em diversas áreas como da saúde, transporte, impostos, e finanças.