A exchange Bitfinex informou que não bloqueará as contas do russos de forma unilateral.
Só com ordem vinda de cima
A Bitfinex anunciou que não bloqueará nenhuma conta de usuários russos que não esteja na listagem emitida pelas nações aliadas contra a Rússia.
Desde o início da guerra da Rpussia contra a Ucrânia, o país vem sofrendo diversas sanções econômicas, e muitas exchanges bloquearam o acesso dos usuários russos às suas contas.
As exchanges mais conhecidas no mundo, como a Binance, a Coinbase, e a Kraken, por exemplo, também estão bloqueando apenas as contas que são informadas pelos Governos aliados contra a Rússia.
A decisão da Bitfinex é relevante uma vez que a exchange faz parte do grupo que emissor da stablecoin tether (USDT).
A Bitfinex se pronunciou dizendo que “bloquear os usuários comuns da Rússia devido ao conflito em andamento na Ucrânia seria injusto do ponto de vista humano, uma vez que as ações do governo russo podem não refletir as opiniões dos usuários comuns.”
Também disse que a empresa apenas fará sanções mais radicais caso seja obrigada a fazer isto, se referindo a alguma ordem governamental direta à exchange.
À medida que o conflito continue, a Rússia deverá sofrer ainda mais sanções, como as que foram anunciadas hoje pelo presidente norte americano Joe Biden.
No ambiente criptográfico, esta semana que se passou a empresa Satoshi Labs, fornecedora da carteira de hardware Trezor, anunciou que suspendeu a entrega de carteiras aos usuários russos.