A rede Solana parou de novo neste sábado (30).
Não tá dando conta
O anúncio da paralisação foi feito pelo perfil do Twitter dedicado a fornecer atualizações na rede, o Solana Status.
De acordo com a postagem, “a produção de blocos no Solana Mainnet Beta foi interrompida. Os operadores do validador devem se preparar para uma reinicialização em mb-validators no Discord”.
O perfil disse que “os operadores do validador em todo o ecossistema estão trabalhando para finalizar as instruções de reinicialização para o Mainnet Beta – se você operar um validador, siga em mb-validators no Discord”.
A mainnet-beta da Solana tem passado por instabilidade constantemente, e normalmente a causa é o excesso de entrada de transações.
Há alguns meses a rede passou por estresses com ataques DDoS feitos por robôs que causaram paralisação e lentidão na blockchain.
O Solana Status disse que o sistema “perdeu o consenso depois que uma enorme quantidade de transações de entrada (4 milhões por segundo) inundou a rede, ultrapassando 100 gbps. Os engenheiros ainda estão investigando por que a rede não conseguiu se recuperar e os operadores do validador se preparam para uma reinicialização”.
Por fim, o perfil fixou no topo a mensagem de instrução do processo de reinicialização: “Validadores Beta da Mainnet: Siga as instruções de reinicialização do cluster”.
Bots, de novo
O perfil oficial da Solana repostou uma mensagem @metaplex que dizia que “hoje #Solana o mainnet-beta caiu parcialmente devido ao uso de bots no programa Metaplex Candy Machine. Para combater isso, nos fundimos e em breve implantaremos uma penalidade de bots no programa como parte de um esforço mais amplo para estabilizar a rede”.
O maior volume de transações na rede vem de bots projetados para participar das vendas de produtos tokens não fungíveis (NFTs) na Solana.
Esse número aumentou bastante desde que a plataforma OpenSea passou a ofertar tokens da Solana.
Hoje, o protocolo NFT Okay Bears da rede Solana é o que lidera o gráfico do OpenSea com um volume de negociação no semanal de cerca de 560.000 tokens SOL (mais de US$ 50 milhões de dólares).
Sobre o ocorrido, nos comentários das postagens da Solana muitos usuários perguntavam como ficariam as transações enviadas, pois elas estavam em status de “pendente”.
Até o término desta edição não havia respostas por parte da Solana, e aparentemente a rede ainda não havia reestabelecido suas funções.