Publicidade

A Rússia deverá lançar uma exchange estatal para permitir a negociação de criptoativos no país

Por Jorge Siufi

No desenrolar das regulamentações que estão sendo criadas na Rússia, agora o país deverá lançar a sua própria exchange de negociação de criptoativos.

O problema está nos impostos, e o governo russo não quer ficar de fora de abocanhar a sua parte

A Rússia está em uma novela legislativa com os criptoativos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Devido às sanções impetradas pelos Estados Unidos e pelas Nações Unidas devido à guerra, no primeiro semestre do ano o país havia incentivado o uso de criptoativos e inclusive estava usando o meio para driblar as sanções.

Depois disto a Rússia voltou a proibir a comercialização de criptoativos no país, e começou a construir um projeto de lei para banir as negociações e comércio de criptoativos.

Junto a esta lei, os congressistas russos homologaram outro projeto de lei para regulamentar a mineraçção de criptomoedas no país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agora, os deputados da Duma Estatal vão introduzir novas emendas constitucionais à lei “Sobre ativos financeiros digitais”.

As emendas visam permitir a negociação de criptoativos em uma exchange que será controlada pelo próprio Estado.

Sergei Altukhov, membro do Comitê de Política Econômica da Duma, disse que o mercado criptográfico existe e não deve ser ignorado, pois rotaciona uma quantidade relevante de dinheiro no país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Preocupado com as perdas financeiras que a Rússia poderá sofrer caso proíba o comércio de criptoativos que a Duma deverá permitir o comércio de forma regulamentada.

“Não faz sentido dizer que as criptomoedas não existem, mas o problema é que elas circulam em grande fluxo fora da regulamentação governamental. São bilhões de rublos de receitas orçamentárias perdidas na forma de impostos”, disse Altukhov.

Para tanto, Altukhov afirmou que há um projeto de emenda legislativa que visa lançar uma plataforma nacional de negociação de criptoativos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para isso há um ponto a ser acertado entre a Duma e o Banco Central do país, que é totalmente contra o comércio de criptoativos.

A Rússia deverá lançar um “marco legal” para o uso de criptoativos, que englobará a exchange nacional, o Banco Central, e as entidades fiscalizadoras.

De fato a Rússia parece um pouco “perdida” quanto aos seus anseios regulamentares para o mercado criptográfico, uma vez que na semana passada um projeto de emenda à lei “On Digital Financial Assets” foi submetido à Duma Estatal para definitivamente proibir a circulação de criptoativos no país, exceto para os serviços de mineração e exchanges estrangeiras sem sede no país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile