Publicidade

Após ser comprada pela Binance, CoinMarketCap muda métrica e favorece a exchange

Por Bruna Grybogi

Aproximadamente um mês após ser comprada pela Binance, a CoinMarketCap mudou seu sistema de classificação de exchanges, colocando a exchange em primeiro lugar. O novo sistema substitui a antiga métrica criado no ano passado, projetado para fornecer dados mais precisos eliminando volumes provenientes de wash trading.

O novo sistema usa tráfego web para o ranqueamento, ao invés de solicitar para as exchanges enviarem o número de usuário. Assim, a Binance, que ocupava o 15º lugar, passa a liderar a lista, seguida pela Coinbase Pro e BitMEX. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vale lembrar que a atual métrica já havia sido descartada pela diretora de estratégia da CMC, Carylyne Chan. “Vimos outras pessoas usando o tráfego da Web como uma maneira [de verificar as exchanges], mas as pessoas negociam usando chaves de API. É por isso que o tráfego na web não é um bom indicador”, afirmou a diretora na ocasião. 

Confrontada sobre a questão, Chan afirmou que a atual métrica realmente não é a melhor, mas que a empresa está em constante manutenção dos dados. “Ainda não acreditamos que o tráfego da Web seja a métrica total e final. […] O tráfego web é um dos muitos fatores em que estamos usando para fornecer uma métrica de volume ajustado melhor”, afirmou a diretora. 

Outras alterações suspeitas

Contudo, a nova métrica não foi a única alteração trazida pela provedora de dados. A CMC também descontinuou o indicador criado em julho de 2018 que trazia dados mais precisos, eliminando todo volume de wash trading. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em abril, Chan, então chefe de marketing, destacou a importância de desenvolver a métrica de volume ajustado em um post no blog da CoinMarketCap. Segundo ela, “o volume ajustado é uma maneira de visualizar todas as exchanges, excluindo os dados que são distorcidos ou potencialmente suspeitos. Dessa forma, você pode pensar no volume ajustado como uma maneira de fornecer uma apresentação mais detalhada dos dados e no volume relatado”.

Porém, o discurso da atual diretora de estratégias da CMC mudou, coincidentemente, após a empresa ser comprada pela atual exchange nº 1. “Nossa métrica de volume ajustado apenas ajusta para – ou seja, remove – o volume proveniente de mercados que não têm taxas ou têm mineração de transações; também remove o volume de negociação de derivativos. Não tem nada a ver com atividades comerciais suspeitas”, explicou Chan.

Embora a diretora já tenha afirmado que apesar da compra, a CMC continua sendo uma empresa independente, a recente alteração levanta suspeitas. Pois, com a Binance ocupando a primeira colocação em um das listas mais populares do mundo, ela consegue atrair novos usuários. Assim ela consegue aumentar seus números, gerando um ciclo vicioso bastante oportuno para a exchange. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile