A discussão sobre a aprovação dos fundos negociados em bolsa (ETFs) de Ether no local pelos reguladores dos Estados Unidos permanece incerta, com opiniões variadas sobre a probabilidade e a importância dessas aprovações pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) este ano.
I’m not saying for certain that the spot ETH ETF won’t be approved by May 23.
I’m just saying that the legal issues and policy environment in DC make denial (or an SEC request to withdraw) more likely than general sentiment suggests.
“Blackrock always wins” is a lazy bull take.
— Jake Chervinsky (@jchervinsky) March 3, 2024
Jake Chervinsky, Diretor Jurídico do Variant Fund, sugere que a negação da SEC aos ETFs de Ether até o prazo de maio é mais provável do que muitos antecipam, citando questões legais e o ambiente político em Washington, D.C. como fatores complicadores.
A aprovação bem-sucedida dos ETFs de Bitcoin no local em janeiro trouxe esperanças renovadas para o Ether, mas o presidente da SEC, Gary Gensler, enfatizou que a aprovação limitava-se exclusivamente ao Bitcoin, não se estendendo automaticamente a outras criptomoedas.
Perspectivas divididas
Grandes empresas, incluindo BlackRock, Fidelity e Franklin Templeton, submeteram pedidos para um ETF de Ether no local nos últimos meses. A comunidade cripto tem olhado para o histórico da BlackRock, com apenas uma negação de ETF em sua história, como um indicador positivo. No entanto, Chervinsky critica essa visão otimista como simplista.
Bloomberg ETF analyst Eric Balchunas said he expects a 70% chance of an Ethereum spot ETF being approved in May. The SEC needs to make approval decisions on multiple Ethereum spot ETF applications by the end of May, including VanEck, Ark 21Shares and Hashdex. Digital asset lawyer…
— Wu Blockchain (@WuBlockchain) January 11, 2024
Enquanto alguns analistas, como Eric Balchunas da Bloomberg, veem uma possibilidade de 70% de aprovação até 23 de maio, outros, como Nate Geraci, presidente da ETF Store, acreditam que o impacto dos ETFs de Ether no local pode ser subestimado, destacando a demanda significativa por ETFs de Bitcoin como um precedente.
Um futuro incerto
A discussão se estende até a data de agosto, com alguns, como Travis Kling da Ikigai Asset Management, sugerindo que as expectativas estão mais concentradas nesse mês, coincidindo com o prazo da BlackRock.
I don’t think there’s much of an expectation for a May approval. That’s not at all what’s priced in here. You haven’t seen the type of movements you’d expect between the filers and the SEC if it was going to be May.
Folks are more circled up around the Aug deadline. To the…
— Travis Kling (@Travis_Kling) March 3, 2024
Chervinsky, no entanto, não vê mudanças significativas na lei, política ou cenário político que favoreçam uma aprovação em agosto sobre maio. A possibilidade de litígio contra a SEC, semelhante à ação da Grayscale com seu fundo GBTC, é mencionada como uma estratégia potencial caso as aplicações sejam negadas.
Esse cenário de incerteza destaca a complexidade e os desafios enfrentados pelas criptomoedas no ambiente regulatório atual, com implicações significativas para o futuro do investimento em ativos digitais.