A blockchain do Aptos foi lançada recentemente com a promessa ou especulação de ser um “Solana Killer”, o projeto para “destruir” o protocolo Solana.
Brincadeiras à parte não é muito difícil de competir com o protocolo Solana que sempre apresenta problemas, mas de destruidor o protocolo Aptos está se mostrando um “concorrente” neste início.
Mais um protocolo cripto com sua funcionalidade, segurança e estabilidade em prova
A recém-lançada blockchain Aptos já está apresentando um probleminha aqui e outro ali, e com isso tem deixado usuários um pouco insatisfeitos.
O Aptos foi lançado em meados de outubro deste ano.
É uma blockchain de primeira camada de prova de participação (PoS) que foi desenvolvida por dois ex-desenvolvedores do Projeto da stablecoin Diem, Mo Shaikh e Avery Chang.
Trata-se de mais uma rede de construção de contratos inteligentes e dApps, de transações rápidas (promete 160.000 tps), e assim como quase todo novo lançamento possui algumas outras inovações ou diferenças.
Uma delas é a linguagem de programação “Move”, que segundo os desenvolvedores do protocolos é mais segura e protegida para Web3, e voltada para a escassez e o controle de acesso através de uma “biblioteca que pode criar, armazenar ou transferir ativos”.
Mas desde seu lançamento o protocolo recebe críticas da comunidade que diz que a blockchain não cumpriu o que prometeu para o lançamento de sua plataforma.
Por exemplo, de acordo com informações provenientes de análises on-chain a rede tem apresentado momentos de velocidade de transação semelhantes a da rede Bitcoin, portanto lenta em comparação às suas concorrentes.
Também há uma discussão na comunidade a respeito da forma de alocação e distribuição dos tokens do protocolo.
O protocolo usa de um método de distribuição de tokens é que controverso entre a comunidade.
Outro problema aconteceu numa DEX da blockchain do Aptos, o Arco Protocol, que travou e ficou offline após arrecadação de fundos.
Segundo o protocolo a DEX travou porque mais de 300 pessoas depositaram fundos em uma oferta inicial de DEX (IDO) ao mesmo tempo, o que causou o congestionamento da rede.
Também gerou problema posterior na reivindicação de token o que levou os investidores a cogitarem a hipótese de um ataque de “rug pull”.
Devido aos problemas o Arco Protocol postou uma enquete no Twitter perguntando à comunidade se os usuários deveriam ser reembolsados, mantidos em confiança na equipe, ou se o próprio projeto deveria ser entregue à comunidade.
A resposta da comunidade foi: “Não confiamos, reembolsem”, conforme mostra o twitte da votação.
O Arco Protocol disse que “não importa o que você escolher, lembre-se de que o ArcoFamily já foi a maior e mais bem-sucedida comunidade da Aptos. Estávamos unidos, imparáveis e mais fortes do que qualquer outro projeto”.
Por fim há a hipótese de um ataque de “rug pull” do protocolo de NFTs AptosChimps, que pode ter drenado cerca de 1,5 milhão de tokens aptos (APT).