Publicidade

Arbitrum restaura operações após paralisação causada por sobrecarga

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

A rede Arbitrum One, uma solução de camada 2 para a Ethereum, experimentou uma interrupção em 15 de dezembro, durando aproximadamente 78 minutos.

O sequenciador da rede ‘parou’ às 10:29 da manhã, horário do leste dos EUA (13:29 UTC), durante um ‘aumento significativo no tráfego da rede’, conforme alerta postado na página oficial de status da Arbitrum.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Às 17:58 UTC, o explorador de blocos da Arbitrum, Arbiscan, mostrou que alguns blocos estavam sendo produzidos, mas processavam apenas duas transações em cada bloco.

A interrupção gerou caos e confusão na comunidade Arbitrum, com muitos traders preocupados com o que aconteceria com suas posições quando a rede voltasse ao normal.

Inscrições e impacto no tráfego

Usuários especularam no Twitter se a interrupção foi causada por inscrições, o que explicaria o pequeno número de transações em cada bloco. Isso foi posteriormente confirmado pela equipe.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Inscrições são um tipo de formato de dados usado em algumas redes blockchain e são frequentemente usadas para carregar imagens colecionáveis. Originadas no Bitcoin, as inscrições foram recentemente utilizadas na Arbitrum graças ao protocolo MemeOrdi.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hildobby, um pesquisador de dados pseudônimo da firma de capital de risco Dragonfly, disse em uma postagem no Twitter que 90% das transações eram inscrições antes da parada da cadeia.

Restauração e lições aprendidas

A Arbitrum anunciou que todos os sistemas estavam operacionais após a interrupção causada pela ‘onda de inscrições’. Os preços do gás na rede estabilizaram, e todas as operações voltaram ao normal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A equipe da Arbitrum está coletando mais informações e fornecerá um relatório completo nos próximos dias. ‘Hoje foi um dia difícil. Muitas lições aprendidas e trabalho a ser feito para garantir que a Arbitrum possa entregar a excelência que as pessoas justamente esperam’, escreveu Harry Kalodner, co-fundador e diretor de tecnologia da Offchain Labs, no Twitter.

Tokens semelhantes a Ordinals já causaram problemas em outras blockchains, como a Telegram Open Network (TON) e a Polygon.

Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile