Após analisarem o valor do Bitcoin nos últimos dois anos, analistas da Arcane Research encontraram um padrão de queda no valor da criptomoeda que coincide com o período de liquidação mensal dos contratos futuros da Chicago Mercantile Exchange.
Embora a pesquisa não conclua como o valor da criptomoeda possa estar sendo manipulado, ela aponta que pelo fato do contrato da CME ser liquidado em dólar há precedente para que a manipulação ocorra.
Para Bendik Norheim Schei, analista da Arcane Research, “estatisticamente, é altamente improvável que a queda no preço [do Bitcoin] seja causada por mera coincidência”, e continua “os números sustentam a hipótese de que o valor do Bitcoin seja manipulado antes da liquidação da CME.”
Dos meses analisados pela empresa de pesquisa, de janeiro de 2018 a agosto de 2019, apenas cinco meses tiveram aumento no valor do BTC antes do período de liquidação dos contratos da CME, enquanto nos meses restantes a queda média no valor foi de 2%, conforme o gráfico abaixo elaborado pela Arcane Research:
O padrão foi observado por outros analistas da comunidade criptográfica, como @CryptoWelson afirmou em seu twitter ontem (26):
“Desde março de 2019, contratos futuros Bitcoin da CME tem expirado no final do mês. Toda vez, antes do BTC ter caído. Enquanto após o vencimento dos futuros, o BTC teve uma reversão! Os futuros da CME expirarão amanhã, o que significa que uma mudança de direção poderá ocorrer em breve! #Outubro”
Enquanto isso, a comunidade cripto espera que com a maturação da plataforma de contratos futuros da Bakkt, que são liquidados em BTC, minimize a suposta manipulação de preços da criptomoeda.