A Associação Libra anunciou hoje a parceria com uma das maiores empresas de blockchain do mundo, a Blockchain Capital.
A Associação Libra é uma organização suíça composta por diversas empresas privadas e organizações sem fins lucrativos que busca utilizar a tecnologia Blockchain para otimizar o sistema financeiro.
Temos a honra de nos associar à Libra Association e acreditamos profundamente na missão de criar um sistema de pagamento mais justo
Bart Stephens, CEO da Blockchain Capital
Fazem parte desta Organização um conjunto de 28 empresas, dentre elas a UBER, Spotify, Coin Base, PayU, Andreessen Horowitz, entre outras.
O Libra é a criptomoeda do Facebook, que vem sendo desenvolvida há pelo menos 3 anos, mesmo enfrentando duras barreiras regulatórias.
Já compuseram este grupo as gigantes do ramo de cartões e pagamentos VISA, MasterCard, Ebay, Mercado Pago, e Stripe, que foram forçadas a abandonarem o projeto Libra devido às sanções regulatórias impostas pelos Governos.
A Libra Association está desenvolvendo um sistema de pagamento baseado em blockchain para apoiar a inclusão financeira e a inovação em serviços financeiros responsáveis.
Atualmente, muitas pessoas não possuem acesso a pagamentos digitais por não possuírem cartões de débito e crédito, ou conta bancária. São conhecidos como desbancarizados.
Com o Libra, uma criptomoeda estável que será transacionada dentro da rede Facebook (Instagram e Messenger), usuários destas plataformas sociais poderão realizar pagamentos via mensagem ou aplicativo utilizando criptomoedas.
O vice-presidente do Facebook, Dante Disparte, disse que “a Blockchain Capital trará uma visão profunda da indústria e uma rede dinâmica de apoiadores que auxiliará na construção de um sistema de pagamento baseado em blockchain que apoia a inovação de serviços financeiros responsáveis”.
Disparte foi mais um integrante de nome que a Associação Libra incorporou ao seu time, recentemente. Apenas este ano a Associação trouxe:
Steve Bunnell como Diretor Jurídico. Foi Conselheiro Geral do Departamento de Segurança Interna dos EUA, e ex-Chefe da Divisão Criminal do Gabinete do Procurador dos EUA para o Distrito de Columbia.
Robert Werner como Conselheiro Geral. Fundador e CEO da GRH Consulting e ocupou cargos de liderança em várias instituições financeiras de renome mundial, incluindo HSBC, Goldman Sachs, e Merrill Lynch.
Também atuou no Departamento do Tesouro dos EUA como Diretor da Rede de Execução de Crimes Financeiros (FinCEN), e foi Diretor do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC).
Sterling Daines como Diretor de Conformidade, que deixou o cargo de Diretor Executivo e Chefia Global de Conformidade de Crimes Financeiros no Credit Suisse para se associar à Libra.
Stuart Levey como Diretor Executivo. Foi Diretor Jurídico do HSBC, e primeiro subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira durante os governos Bush e Obama.
A Associação Libra também formalizou parcerias este ano com a empresa de investimento global Temasek; a empresa de investimentos em criptografia Paradigm; e a empresa global de tecnologia industrial Slow Ventures.
O Projeto Libra vem se tornando uma realidade à medida que os Estados tem criado políticas de regulação de criptoativos e moedas digitais.
Em breve a maior empresa de relações sociais digitais do mundo com mais de 2,7 bilhões de usuários fará parte desse novo sistema financeiro embasado em blockchain.
Você faz parte deste grupo?