Em 19 de junho, a comunidade Ethereum Classic (ETC) anunciou que o hard fork Atlantis está agora em fase de teste. A atualização está prevista para setembro e terá lugar no bloco 8,75 milhões.
Além disso, a ETC Labs, que contribuiu ativamente para o projeto Atlantis, em breve introduzirá outra solução para a interoperabilidade do Ether (ETH) / ETC que faz parte da Metronome Validator Network. Este movimento traz transparência em certos aspectos da próxima atualização.
A ETC foi introduzida após o ataque DAO em 2016, quando 3,6 milhões de ETH foram roubados nas primeiras horas. Na época, era igual a US$ 70 milhões. Para reverter as transações maliciosas, o Ethereum bifurcou-se e deu origem ao Ethereum Classic.
Atualmente, a ETC é a 19ª maior criptomoeda, com uma capitalização de mercado de mais de US$ 883 milhões, segundo a coin360.com.
O Atlantis é uma atualização consistente e sem pressa que garantiria a compatibilidade do ETC com o Ethereum, levando a uma colaboração mais fácil entre blockchains irmãs. A equipe também pretende melhorar a funcionalidade e a estabilidade do ETC. O último ponto é especialmente relevante, já que a rede experimentou um “ataque de 51%” em janeiro passado.