Em um novo comunicado divulgado ontem (20), Rodrigo Marques, CEO da empresa Atlas Quantum, veio trazer novas respostas aos questionamentos da mídia e de seus clientes, bem como elencar medidas para contornar o cenário conturbado que a empresa enfrenta a mais de um mês.
Marques voltou a afirmar que a notificação da CVM desencadeou uma onda de saques na plataforma, disparando um alerta em algumas exchanges em que a Atlas trabalha, e que por questões de segurança essas empresas bloquearam as retiradas. Segundo o CEO, a empresa “vem trabalhando incessantemente, com equipes dedicadas para reunir todos os materiais e a documentação necessária para liberar o acesso”, e que as exchanges, toda sediadas no exterior, estão exigindo documentação de todos os clientes da Atlas como parte dos procedimentos de know your customer (KYC) e know your transaction (KYT).
No anúncio, Marques ainda cita que a Atlas foi a primeira empresa de criptomoedas do Brasil, e uma das primeiras do mundo, a contratar uma auditoria para verificar as operações realizadas e o saldo da empresa.
O CEO ainda elencou quatro medidas que a empresa está tomando para tentar sanar os problemas de seus clientes. A primeira medida é o anúncio de um “ajuste no quadro de colaboradores da empresa a fim de equacionar o Atlas as exigências que a realidade impõe”. Marques afirma que estão em busca de empréstimos e diferentes formas de capitalização a fim de reforçar a liquidez para os saques solicitados, incluindo uma possível abertura de capital e saques realizados em real.
Ao final do vídeo, Marques diz que a empresa está aberta para atendimento aos clientes junto com seus corretores.
Já em texto, a empresa responde duas questões bastante comentadas após seu último anúncio. A primeira explica que no dia em que a Grant Thornton verificou o saldo da Atlas na Gate.io foi considerado insignificante, não constando assim em seu PPA. Outra questão abordada em texto foi o motivo da Atlas ter mais de uma conta nas exchanges que opera, segundo a empresa isso é uma medida de segurança a fim de impedir o front running, mas afirmou que todas as contas estão em seu nome.