Após inúmeros contratempos e alguns adiamentos, o serviço de contratos futuros físicos da Bakkt finalmente entrou em operação. Ontem, às 22:02 o perfil oficial da Bakkt no twitter, publicou que o primeiro contrato futuro havia ocorrido com um valor de US $ 10.115. E hoje às 11 da manhã, 28 Bitcoin já haviam sido investidos em contratos futuros mensais na plataforma, movimentando cerca de 228 mil dólares.
Embora o lançamento esteja ocorrendo de maneira morna, não atendendo as expectativas dos analistas, a natureza regulamentada que a Bakkt oferece em seus contratos futuros pode permitir maior clareza ao mercado, criando uma infraestrutura escalável que poderá atrair investidores conservadores, segundo James Putra, chefe de estratégia de produtos da TradeStation Crypto, em entrevista à Bloomberg.
Já Adam Back, CEO da Blockstream, acredita que o novo serviço da Bakkt precisa de tempo para amadurecer, tornando cada vez mais substancial a sua participação no mercado de negociação de Bitcoin:
“A Bakkt adiciona uma nova maneira de comprar Bitcoin, adiciona um mercado regulamentado que mais instituições podem usar, mas isso não ocorrerá amanhã, pois leva tempo para as empresas configurarem contas, definirem estratégias de negociação e aumentar o volume. Lembre-se dos futuros da CME no lançamento em comparação ao volume crescente que vemos hoje.”
Podemos lembrar que os contratos futuros em Bitcoin da Chicago Mercantile Exchange (CME) negociaram cerca de 460 milhões de dólares em sua primeira semana, e em maio deste ano estabeleceu um novo recorde de 33.677 contratos negociados em um único dia, batendo o valor de mais de 1,3 bilhão de dólares.
Atualmente, o Bitcoin acumula uma queda de 0,78% do seu valor nas últimas 24 horas.