Publicidade

Banco Central lança o PIER, plataforma blockchain para troca de informações com outros órgãos reguladores

Por Bruna Grybogi

O Banco Central do Brasil lançou, no último dia 1º, uma plataforma blockchain de compartilhamento de informações chamada PIER. A nova plataforma será usada para compartilhar informações entre o Banco Central e três órgãos reguladores do país, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

O PIER, Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras, está sendo desenvolvido desde 2017. Contudo, sua implementação começou apenas nesta semana. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o Banco Central, a plataforma será usada para agilizar o processo de trocas de informações. De fato, as quatro instituições precisam se comunicar com frequência para aprovar documentos e efetuar outras requisições. Visto a necessidade de validar essas informações e autorizações, o PIER reduzirá significativamente o tempo de espera desses processos.

A tecnologia blockchain, base da nova plataforma, irá aumentar o grau de segurança dessas transações. Pois com ela, os registros poderão ser assinados criptograficamente, assegurando que não haja manipulação externa. Além disso, como os dados não podem ser apagados da rede, a troca de informações ficará toda registrada podendo ser averiguada posteriormente. 

Vale destacar aqui que o PIER é baseado no Quorum, uma “versão corporativa” da blockchain Ethereum, e foi desenvolvida pela J.P. Morgan. O novos sistema do Banco Central roda sob a plataforma Azure.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile