Publicidade

Banco Mundial tokeniza título de R$ 500 milhões na nova solução de blockchain

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

O Banco Mundial emitiu um título digital no valor de R$ 529 milhões na nova plataforma de emissão de títulos baseada em blockchain da Euroclear. Isso representa o primeiro uso do serviço de Emissão de Valores Mobiliários Digitais (D-SI) da Euroclear, que permite a emissão, distribuição e liquidação de títulos tokenizados na blockchain.

“O Banco Mundial, como emissor do primeiro título blockchain do mundo, tem o prazer de ser o primeiro emissor a participar deste novo serviço que oferece total escalabilidade e transparência”, afirmou Anshula Kant, Diretora Administrativa e Diretora Financeira do Grupo Banco Mundial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O título com prazo de dois anos, listado na Bolsa de Valores do Luxemburgo, foi emitido pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), o braço de empréstimo do Banco Mundial, e tem como objetivo apoiar as atividades de desenvolvimento sustentável do Banco Mundial.

Blockchain

A Citi atuou como agente emissor e pagador, a TD Securities como distribuidora e a Euroclear Bank como a emissora e depositária central de valores mobiliários para a Nota Nativa Digital (DNN) inaugural. O título foi emitido na plataforma blockchain corporativa Corda, desenvolvida pela R3.

“Estamos satisfeitos em colaborar com a Euroclear e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento nesta emissão inovadora. Ela tem o potencial de transformar a forma como os mercados de capitais operam”, disse Andrew Mulley, Chefe de Serviços de Emissão da Citi na EMEA.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com a Euroclear, o serviço D-SI é a primeira fase de sua estratégia de Infraestrutura de Mercado Financeiro Digital (D-FMI) para expandir suas capacidades digitais. A plataforma blockchain está conectada ao sistema de liquidação tradicional da Euroclear, permitindo que as DNNs sejam negociadas nas venues existentes.

Essa iniciativa demonstra o compromisso do Banco Mundial com a inovação e a modernização dos mercados financeiros, à medida que a digitalização e a blockchain continuam a desempenhar um papel cada vez mais relevante na economia global.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile