Publicidade

Bank of America faz aplicação de patente para carteira de criptomoedas

Por Bruna Grybogi

O Bank of America, o segundo maior banco dos Estados Unidos em ativos e a terceira maior empresa do mundo, solicitou uma patente relacionada a blockchain associada ao desenvolvimento de uma nova carteira de criptomoedas. A mais recente patente, intitulada “Multi-Tiered Digital Wallet Security”, é a mais recente de uma série de mais de 60 patentes relacionadas a blockchain que o banco recentemente registrou.

O BofA registrou o projeto no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) para “facilitar a segurança de carteira digital em várias camadas, onde os usuários podem manter sua moeda digital de forma mais segura em comparação com a infraestrutura de carteira digital existente”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Privacidade, anonimato e segurança

Combinando usabilidade com privacidade de alto nível, anonimato e segurança, a carteira proposta pode ser ainda mais protegida por um contrato de assinatura múltipla que requer a entrada de senhas e/ou dados biométricos para cada usuário antes do acesso ao núcleo central.

A patente mais recente do BofA também descreve um novo sistema em que as senhas de assinatura podem ser inseridas apenas por usuários localizados em uma região geográfica específica.

A patente proposta imita a ideia central de e-wallets com multisig, que exigem que uma transação tenha duas ou mais assinaturas antes de poder ser executada, uma camada de segurança que reduz o risco de fraude. No entanto, o arquivamento diz que as atuais carteiras de criptomoedas exigem que os usuários mantenham suas próprias chaves privadas ou confiem em terceiros para garantir a segurança de suas chaves privadas. Tais acordos envolvem o risco de esquecer ou manipular incorretamente as chaves privadas e, assim, perder o acesso às suas carteiras digitais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O documento explica ainda que, por meio da carteira, o usuário pode ser capaz de manter tokens, fundos ou qualquer outro ativo associado a um sistema P2P descentralizado. Além disso, o usuário pode usar a carteira para solicitar o desempenho de funções específicas da rede relacionadas ao sistema P2P, como transferências de ativos.

“A interface da carteira digital pode incluir ainda uma série de níveis de carteira que podem fornecer camadas adicionais de abstração lógica através das quais os usuários podem associar e acessar partes de sua moeda digital.”, diz o documento.

Liderança em blockchain

A proposta “Multi-tiered Wallet Interface” marca a mais recente de uma série de investimentos do BofA na tecnologia que sustenta as criptomoedas, após registrar mais de 66 patentes relacionadas até agosto deste ano. O Bank of America já é o maior detentor de patentes relacionadas a blockchain nos Estados Unidos, superando gigantes da tecnologia como a Microsoft.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda assim, enquanto o credor registrou esse número impressionante de patentes blockchain, com invenções que variam de caixas eletrônicos com tecnologia blockchain a armazenamento para chaves privadas, isso não significa, necessariamente, que cada patente resultará em um produto funcional.

E mais importante, enquanto o banco está assumindo a liderança em inovações blockchain, ele se juntou a outros credores na busca de se distanciar do espaço de criptomoeda. Especificamente, o BofA baniu, no ano passado, seus clientes de todas as compras de criptomoedas usando seus cartões de crédito.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile